header top bar

section content

VÍDEO: Afazeres domésticos e cuidados de parentes mantêm mulheres jovens fora do mercado de trabalho

Pesquisa recente do IBGE mostra que cerca de 2 milhões de mulheres estão fora da força de trabalho no Brasil e os motivos estão relacionados aos cuidados de parentes e com os afazeres domésticos

Por Portal Diário e Agência IBGE

12/12/2023 às 17h40

Recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) mostrou que os afazeres domésticos e cuidados de parentes mantêm mulheres jovens fora do mercado de trabalho.

O dados mostram que em 2022, 4,7 milhões de jovens não tomaram nenhuma providência para conseguir trabalho e nem gostariam de trabalhar. Os motivos estão relacionados aos cuidados de parentes e com os afazeres domésticos para 2,0 milhões de mulheres, enquanto para 420 mil homens destaca-se o motivo por problema de saúde.

Ambos os sexos também abordam o estudo por conta própria como um dos motivos para não querer trabalhar. Já o contingente de jovens que querem trabalhar foi de 2,4 milhões, sendo que para as mulheres o cuidado e os afazeres domésticos também se destacam como principal motivo para 553 mil jovens.

O fato de não haver trabalho na localidade onde moram atinge ambos os sexos, chegando a mais de 800 mil jovens nesta situação, onde 356 mil são homens e 484 mil são mulheres.

Gráficos do Instituto Brasileiro de Geografia (Foto: IBGE)

PORTAL DIÁRIO

Tags:
Recomendado pelo Google: