header top bar

section content

VÍDEO: Entenda os impactos e mudanças nos juros do cartão de crédito e como evitar esse tipo de dívida

O assessor de investimentos Elan Nasciemnto, explica nova lei que limita juros do crédito rotativo a 100% do valor da dívida

Por Priscila Tavares

05/01/2024 às 17h45 • atualizado em 13/01/2024 às 10h39

Na última quarta-feira (03), entrou em vigor um decreto de lei que limita em 100% o juros do crédito rotativo do cartão de crédito e o assessor de investimentos, Elan Nascimento, explicou os impactos da mudança e como evitar esse tipo de dívida.

Segundo ele, é uma notícia boa para os usuários desse meio de pagamento. Ele explicou os impactos dessa mudança e o que é o crédito rotativo do cartão de crédito.

“Quem não paga a fatura integral do cartão de crédito, aquele valor restante é um valor que você na verdade está tomando como empréstimo pessoal e automaticamente você adere ao crédito rotativo do cartão de crédito, então o crédito rotativo é esse crédito tomado automaticamente por aquela pessoa que não pagou o valor integral da fatura e o juros dessa modalidade de crédito é o mais alto do nosso país”, disse.

Elan explicou que até novembro de 2023 o juros em cima dessa modalidade de crédito era de mais de 400% ao ano, e era visto como exorbitante por muitos especialista. No início desse ano o Congresso Nacional junto ao Governo Federal adotaram no Brasil um modelo semelhante ao do Reino Unido, onde os juros de uma dívida não podem ultrapassar 100%. A lei entrou em vigor nesta quarta, dia 03 de janeiro, e a partir desse mês os juros do credito rotativo estão limitados a 100% do valor da dívida.

Ele alertou que quem já está no crédito rotativo não irá se beneficiar com a lei, mas quem acabar entrando no crédito rotativo a partir de janeiro não irá mais ter que pagar a taxa de juros de mais de 400%. Elan trouxe ainda, dicas de como não cair na dívida do crédito rotativo do cartão de crédito.

Mais detalhes sobre esse assunto também estão na coluna escrita de Elan Nascimento no portal Diário do Sertão. Clique aqui e leia o texto.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: