header top bar

section content

‘Se você não quer uma manifestação impopular contra você, você que ande na linha’, diz Bolsonaro

Presidente afirma que distribuição de cargos 'não é governabilidade' e que minoria de parlamentares ainda busca interagir com o governo 'de uma forma que não deu certo no passado'

Por Marlen Couto

31/05/2019 às 07h07 • atualizado em 31/05/2019 às 07h50

Bolsonaro participou do "The Noite" com Danilo Gentili

RIO — O presidente Jair Bolsonaro voltou a afirmar, em entrevista exibida na madrugada desta quinta-feira, que os atos pró-governo do último domingo foram espontâneos e que a população que foi às ruas “demonstrou que quer mudanças”. Perguntado se o presidente deve se preocupar também com as manifestações contrárias ao governo , Bolsonaro respondeu:

— Se você não quer uma manifestação impopular contra você, você que ande na linha.

A entrevista ao programa “The Noite”, de Danilo Gentili, no SBT, foi gravada no início da semana, logo após os atos favoráveis a pautas do Planalto, como a reforma da Previdência e o pacote anticrime, e antes das manifestações desta quinta-feira contra os cortes na Educação. Bolsonaro disse que os atos de domingo foram um “sinal de alerta” para todos os políticos do país.

— Foi uma manifestação espontânea, uma pauta definida que deu sinal de alerta a todos os políticos do Brasil. Não aceitamos mais só participar das eleições e achar que isso é democracia. Democracia (é) a classe politica estar perfeitamente afinada com os anseios da população — frisou.

Por outro lado, o presidente voltou a dizer que a maioria dos estudantes que foram às ruas contra cortes no orçamento da Educação “não sabia o que estava fazendo” e foi usada por uma “minoria de professores espertalhões”.

— O certo é falar inocentes úteis. A grade maioria da garotada presente não sabia o que estava fazendo ali, diferente dessa última manifestação pedindo agilidade ao Parlamento. Uma minoria de professores espertalhões usa a garotada em causa própria tentando sempre destabilizar o governo — declarou.

RELAÇÃO COM O CONGRESSO

Ao comentar as dificuldades que enfrenta na articulação com o Congresso para aprovar a reforma da Previdência, o presidente criticou a relação estabelecida, segundo ele, em governos anteriores ente o Executivo e o Legislativo. Para Bolsonaro, a forma de articulação que envolveria a negociação de cargos “não deu certo”.

— Para mudar um paradigma você leva algum tempo. Hoje em dia acredito que a maioria dos parlamentares não estão pensando nisso, mas uma minoria mais antiga, que tem uma cabeça ainda voltada para o passado, busca uma maneira de continuar interagindo com o governo de uma forma que não deu certo no passado. Até porque não temos alternativa, não dá para fazer política dessa forma mais. O país está quebrado — declarou Bolsonaro.

— Não existe mais como se gastar tanto como no passado sem responsabilidade.

O presidente afirmou que a distribuição de cargos “não é governabilidade”:

— Geralmente o político tem fama de mentiroso. Pela primeira vez na história do país vocês estão vendo um presidente que está buscando fazer o que prometeu durante a campanha, porque geralmente o que acontece: acaba a campanha, esse chefe do executivo vai para um canto, chama líderes partidários e distribui cargos e diz que isso é governabilidade. Isso não é governabilidade. Não estou atacando o parlamento, nem ofendendo o parlamento brasileiro. Isso sempre foi uma verdade até 31 de dezembro do ano passado. Escolhemos um ministério técnico e estamos trabalhando nesse sentido, com os parcos recursos que temos, buscar trazer felicidade para o nosso povo — afirmou o presidente.

APROVAÇÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Bolsonaro disse ainda acreditar que a reforma da Previdência será aprovada em dois ou três meses no Congresso:

— Os parlamentares têm a consciência disso também. Os deputados estão no mesmo barco. Não temos outra alternativa — declarou Bolsonaro.

O presidente destacou o risco para a economia do país, caso a reforma não avance.

— O governo não se sustenta sem uma economia pelo menos razoável. Sem a reforma na Previdência, estamos dando sinal para o mercado interno e de fora também de que não estamos fazendo o devido dever de casa. Ninguém vai querer investir num país que tem uma dívida brutal como essa e crescendo de forma galopante ano após ano. (…) Acredito, segundo Paulo Guedes, meu posto Ipiranga, que em 2022 no máximo (se não for aprovada a reforma) o Brasil quebra.

DIVISÃO NO GOVERNO

Bolsonaro também negou que haja divisão entre ala mais ideológica do governo e a formada pelos militares.

— Não tem essa ala. Não existe. O que tenho orientado é não responder a provocações. Não existe essa divisão sistemática. Lógico que existem interesses de cada um, mas não atrapalha o governo. O que acontece é que a imprensa, qualquer negocinho, potencializa o que eu falo.

REELEIÇÃO

Bolsonaro também não descartou tentar a reeleição ao cargo de presidente nas próximas eleições:

— Não sei. Depende de aprovar uma reforma política bastante profunda. A gente pode discutir esse assunto, a reeleição — afirmou.

DECRETOS DE ARMAS

Bolsonaro voltou a defender os decretos editados por ele que flexibilizaram a posse e o porte de armas no país, cuja constitucionalidade é questionada pelas áreas técnicas da Câmara, do Senado e pelo Ministério Público Federal (MPF).

— A certeza de que (o criminoso) vai encontrar o cidadão desarmando é que faz com que a violência cresça — defendeu o presidente, que criticou a política de desarmamento. — Desde que teve o Estatuto do Desarmamento, a violência só aumentou. É um sinal de que essa política não deu certo.

FACADA

O presidente se emocionou ao relembrar a facada que levou durante uma agenda de campanha nas eleições de 2018, em Juiz de Fora (MG). Bolsonaro exibiu no programa as cicatrizes deixadas pelas cirurgias a que foi submetido.

— (num primeiro momento) Achava que era um soco no estômago apenas, porque não é normal acontecer aquilo — revelou.

Fonte: Marlen Couto - https://oglobo.globo.com/brasil/se-voce-nao-quer-uma-manifestacao-impopular-contra-voce-voce-que-ande-na-linha-diz-bolsonaro-23707799

Recomendado pelo Google: