header top bar

section content

Manaus bate o recorde de enterros diários, e em 24 horas, 140 corpos são sepultados em vala comum

A maioria dos sepultamentos é feita no cemitério Nossa Senhora Aparecida, bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus

Por José Dias Neto

27/04/2020 às 13h47

Manaus vive cenário de caos nos hospitais e nos cemitérios por causa do coronavírus

Manaus registrou nesse domingo (26) o maior número de enterros feitos desde o início da pandemia do novo coronavírus. Dentro de 24 horas, foram 140 sepultamentos e duas cremações registrados só na capital, segundo a prefeitura. O número supera o recorde de 136, registrado no início da última semana.

Há uma semana, a média diária de enterros na cidade passou a ser de 100. Antes, a média em toda a capital amazonense era de 30 sepultamentos por dia, segundo o Sindicato das Empresas Funerárias do Estado (Sefeam). O atual número aponta para o colapso do sistema funerário.

Diante do aumento, Manaus fez uma parceria com um crematório local, e já foram realizadas cremações no último fim de semana. As empresas privadas informaram que só possuem estoque de urnas funerárias para os próximos dez dias, caso a quantidade de enterros permaneça alta.

O Amazonas já tem mais de 3,8 mil casos confirmados de coronavírus, e o número de mortes já ultrapassa 300. As mortes, de acordo com a Prefeitura de Manaus, são de casos em geral, entre pacientes de Covid-19, mortos por síndromes respiratórias ou outras causas.

Dos 142 mortos enterrados neste domingo:

  • 10 morreram pela Covid-19
  • 47 morreram por síndrome ou insuficiência respiratória
  • 28 tiveram registro de causa “indeterminada ou desconhecida”
  • 57 não tiveram detalhes sobre causa da morte

A maioria dos sepultamentos é feita no cemitério Nossa Senhora Aparecida, bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus, que recebeu a instalação de contêineres frigoríficos para armazenar corpos. Foi lá também que a prefeitura abriu valas comuns para conseguir suprir a demanda de enterros.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: