header top bar

section content

VÍDEO: Psicólogo cajazeirense participa de audiência no Senado sobre Dia Nacional da Luta Antimanicomial

A Audiência Pública contou com a presença de representantes da área de saúde; do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH); do Movimento Nacional dos Usuários da Luta Antimanicomial (Monula); e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

Por Luiz Adriano

26/05/2023 às 17h14 • atualizado em 27/05/2023 às 09h11

O psicólogo e professor cajazeirense, João Mendes de Lima Júnior o qual ocupa o cargo em comissão executiva de coordenador geral de Normas, Estudos e Projetos da Rede de Atenção Psicossocial do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, participou na última segunda-feira (22) na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal, de uma audiência pública para debater o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio.

O profissional sertanejo que esteve de forma presencial no Senado Federal, disse que durante a audiência foi abordada também a questão da política antimanicomial do CNJ referente aos hospitais de Custódia e Tratamento. A resolução 487/2023 do CNJ define uma nova forma de fazer o tratamento para as pessoas com sofrimento mental que tem conflito com a lei.

O profissional defendeu que o debate é “extremamente necessário”, enalteceu a maneira pela qual o Governo Federal tem tratado o tema e enfatizou que “a agenda Antimanicomial é também uma agenda anti-racista”.

“Todo movimento Antimanicomial no Brasil já surge comprometido com uma luta contra todos os mecanismos de opressão, opressão de classe, opressão de raça, opressão de gênero e o conjunto das demais opressões, portanto esta pauta nos diz respeito também e é importante que seja dito de início”, ressaltou o profissional.

Psicólogo e professor cajazeirense, João Mendes de Lima Júnior – foto: print de tela/Senado Federal

Entre os convidados estiveram representantes da área de saúde; do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH); do Movimento Nacional dos Usuários da Luta Antimanicomial (Monula); e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

João Mendes de Lima Júnior é docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, doutor em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia e militante antimanicomial no cenário baiano. Ele compõe o Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde Mental da UFBA e coordena o Centro Regional de Referência para Educação Permanente em Políticas sobre Drogas, Programa Intervenção e Práticas Ativas em álcool e outras drogas e Grupo de Estudo em Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica da UFRB.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: