header top bar

section content

VÍDEO: Advogado pede mais preocupação com ‘aborto social’: “Quem tanto cobra não acolhe essas crianças”

Valdeci Filho comentou sobre o debate acerca da descriminalização do aborto que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e divide opiniões na sociedade

Por Jocivan Pinheiro

29/09/2023 às 16h17 • atualizado em 29/09/2023 às 16h22

Na coluna Direto ao Ponto dessa sexta-feira (29), o advogado Valdeci Filho comentou sobre o debate acerca da descriminalização do aborto que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e divide opiniões na sociedade brasileira.

Primeiro ele ressalta que o Código Penal brasileiro, no que tange à criminalizar do aborto espontâneo, é de 1940. De lá para cá muitos aspectos da sociedade, que têm relação direta com as leis, sofreram profundas mudanças. Por essa razão, a atualização do Código Penal deve, sim, ser ao menos debatida.

“A quem o Código Penal de 1940 visa proteger? Será que visa proteger o nascituro, ou seja, aquele embrião? Visa proteger a mulher para que não haja nenhuma complicação na sua saúde? Ou será que essa interpretação do Código de 1940 visa proteger os costumes da sociedade?”, indaga o colunista.

“O empoderamento da mulher e ter o direito sobre seu próprio corpo não pode, ao meu sentir, estar submisso à opinião alheia”, acrescenta Vadeci.

Mas o colunista destaca outro tipo de aborto que deixa marcas na sociedade, o ‘aborto social’, ou seja, o abandono de crianças e as consequências da pobreza na vida delas.

“Não estou aqui dizendo e nem vou dizer que concordo com o aborto do feto. Mas, sou veementemente contra a espécie do ‘aborto social’, onde o Estado e a sociedade que tanto cobram não acolhem essas crianças, não lhe dão condições de vida e, às vezes, de sobrevida.”


VEJA TAMBÉM: Advogado Valdeci Filho defende que a pena para ‘arquitetos’ do golpe seja bem maior do que a dos ‘baderneiros’


PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: