header top bar

section content

VÍDEO: Advogado explica como vítimas de crimes cometidos em redes sociais devem proceder judicialmente

O jurista lembrou que os crimes contra a honra, injúria, calúnia e difamação, sendo no âmbito de redes sociais, a pena é triplicada, ou seja, 3 vezes o que está previsto em lei

Por Luiz Adriano

06/12/2023 às 17h49 • atualizado em 06/12/2023 às 17h56

Durante um bate papo sobre como se proteger de possíveis crimes cometidos em redes sociais, no programa Diário News da TV Diário do Sertão, o advogado Pablo Guedes explicou como as pessoas devem proceder, caso sejam vítimas de criminosos que criam perfis falsos e denigram sua imagem.

Conforme o jurista, primeiro é preciso denunciar o perfil falso dentro do aplicativo, em seguida fazer um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, posteriormente, efetivar uma ação contra o Facebook para identificar o indivíduo, e por último, entrar com uma ação criminal contra o investigado.

Pablo Guedes ressaltou que é necessário que a vítima salve em algum lugar, o link do perfil.

Ele lembrou ainda que os crimes contra a honra, injúria, calúnia e difamação, sendo no âmbito de redes sociais, a pena é triplicada, ou seja, 3 vezes o que está previsto em lei.

TENTATIVAS DE GOLPES

O advogado lembrou também dos casos onde pessoas copiam as fotos e criam perfis falsos nas redes sociais em busca de dinheiro, com intenção de chantagear as vítimas em troca de determinados valores. Ele relatou que os passos a seguir são os mesmos citados anteriormente

O jurista deu dicas de como se proteger por meio de evitar determinadas postagens em lugares e horários que facilitam informações para criminosos “especializados” em roubos à residências, por exemplo. “Essa exposição ela precisa ser controlada”, disse.

“São dicas simples, mas que têm o poder de efetivamente coibir e evitar determinadas circunstâncias que podem ser extremamente perigosas, não só para vida, para o patrimônio e também para imagens das pessoas”, destacou.

Veja todas as dicas e orientações com detalhes no vídeo que está no topo do texto.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: