header top bar

section content

NA PARAÍBA:Cerca de 40 mil litros de soda cáustica vazam e caem em rio

“É pouco provável que não haja mortes de peixes”, disse o coordenador da Defesa Civil

Por G1

09/02/2018 às 17h16

Perspectiva do alto da barra de Gramame. Água foi infectada por 40 mil litros de soda cásutica, diz Defesa Civil de João Pessoa. (Foto: Gabriel Costa/G1/Arquivo)

Cerca de 40 mil litros de soda caústica (Hidróxido de sódio) vazaram para o Rio Gramame, que fica nos limites das cidades de João Pessoa e Conde, por volta das 12h desta sexta-feira (9). Segundo a Defesa Civil da capital, o material é de uma estação de tratamento de água da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), que não conseguiu conter o vazamento da substância.

A assessoria da Cagepa, às 15h30, estava apurando o caso para emitir um esclarecimento oficial.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Noé Estrela, a Cagepa colocou na água do Rio Gramame – principal fonte de abastecimento de água da Região Metropolitana da capital – uma substância inoculante, que neutraliza os efeitos da soda cáustica.

“É pouco provável que não haja mortes de peixes”, disse Noé. Ele afirmou que ainda não é possível mensurar os danos ambientais do vazamento, mas que a Cagepa se dispôs a fazer análises da água sempre que solicitado.

A Prefeitura Municipal do Conde, através da coordenadora da Defesa Civil, Irenilze da Paixão, disse que também já emitiu um alerta para a população da cidade. “As comunidades ribeirinhas já foram alertadas e estamos indo agora conversar com pescadores para dar mais orientações”, contou a coordenadora.

Em nota, a prefeitura do Conde ainda diz que “a Guarda Municipal foi acionada para alertar a população ribeirinha, bem como orientar a saída de pessoas que estivessem realizando qualquer tipo de atividade nas águas do Rio Gramame”.

G1

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/cerca-de-40-mil-litros-de-soda-caustica-vazam-no-rio-gramame-em-joao-pessoa.ghtml

Recomendado pelo Google: