header top bar

section content

Passagem de meteoro é registrada por câmeras, em João Pessoa

Meteoro estava cerca de 72 mil km/hora e pesava cerca de 1,5 quilos.

Por G1 PB

20/06/2019 às 10h59

Meteoro estava cerca de 72 mil km/hora e pesava cerca de 1,5 quilos.

A passagem de um meteoro foi registrada na noite desta quarta-feira (19) por câmeras da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), em João Pessoa. Outras quatro câmeras também registraram o fenômeno a partir das cidades de Araripina, Cabrobó e Ouricuri, em Pernambuco, e Juazeiro do Norte, no Ceará.

A Bramon calculou a trajetória do meteoro e concluiu que ele ocorre sobre o estado do Rio Grande do Norte. A passagem durou cerca de quatro segundo até desaparecer na cidade de Cruzeta. As imagens foram enviadas por Marcelo Zurita, da Associação Paraibana de Astronomia.

De acordo com Marcelo, o meteoro, que se trata de um fenômeno luminoso, estava em uma velocidade de 72 mil km/hora. Segundo ele, o fenômeno é observável porque atinge a atmosfera numa velocidade muito alta e acaba gerando uma bolha de gás incandescente.

O objeto tinha cerca de 1,5 kg e, conforme explica Marcelo, não deve causar prejuízo, porque a maior parte dele é consumida pela passagem atmosférica.

Fonte: G1 PB - https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2019/06/20/passagem-de-meteoro-e-registrada-por-cameras-em-joao-pessoa.ghtml

Recomendado pelo Google: