header top bar

section content

VÍDEO: Superintendente da PRF explica se álcool em gel interfere no resultado do teste do bafômetro

Vídeo que mostra uma suposta influência do uso do álcool em gel no teste do bafômetro viralizou nesta semana e gerou dúvidas pelas redes sociais

Por Jocivan Pinheiro

06/03/2020 às 18h17 • atualizado em 06/03/2020 às 18h19

A utilização de álcool em gel por motoristas para fazer a higiene das mãos não interfere no resultado do teste do etilômetro (bafômetro), segundo garantiu Keilla Melo, superintendente substituta da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba.

“Não há qualquer correlação entre o flagrante do teste de etilômetro como positivo e a utilização do álcool gel”, disse Keilla Melo em participação no programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão.

Um vídeo que mostra uma suposta influência do uso do álcool em gel no teste do etilômetro viralizou nesta semana e gerou dúvidas pelas redes sociais. Nas imagens, um teste realizado em equipamento de uso individual e descartável, que pode ser comprado na farmácia, dá positivo após a limpeza das mãos do motorista.

VEJA TAMBÉM: OMS alerta que surto de coronavírus poderá se transformar em pandemia

De acordo com Keilla Melo, o teste realizado no vídeo não é oficial e não é baseado no ar expelido dos pulmões, como ocorre no teste da PRF.

“O etilômetro da Polícia Rodoviária Federal vai verificar o que a pessoa ingeriu de álcool, e o álcool gel foi passado na mão da pessoa ou até mesmo no volante. Ele pode até estar no ar dentro do veículo, mas que é rapidamente evaporado e não vai interferir no resultado”.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: