header top bar

section content

VÍDEO: Butantan começa a produzir vacina contra gripe H3N2 e deverá distribuir a partir de março

Variante viral está provocando um surto de gripe no país e aumentando internações em hospitais

Por Jocivan Pinheiro

13/01/2022 às 17h18 • atualizado em 13/01/2022 às 17h23

O Instituto Butantan começou a produzir nesta terça-feira (11) a vacina contra o vírus H3N2, que está provocando um surto de gripe no país. Oitenta milhões de doses devem estar disponíveis a partir de março, segundo informou Ricardo das Neves, diretor de produção do Butantan.

O que diferencia essa vacina da que foi distribuída nos anos anteriores é que ela já vem com a nova cepa do vírus da Influenza. Sendo assim, o Butantan vai produzir três tipos de vacinas: H1N1, H3N2 e Tipo B.

“O surto chegou um pouquinho depois no Brasil, os casos tem aumentado agora, mas a vacina que vai começar a ser distribuída a partir de março já vai ter essa cepa. É isso que vai diferir em relação à vacina do ano anterior”, reiterou Ricardo.


VEJA TAMBÉM

Hospital Regional de Cajazeiras registra primeira morte por H3N2 e diretor faz alerta à população


Após produzir as vacinas, o Instituto Butantan distribui para o Governo Federal, que é responsável por repassar ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“Estamos fazendo esforços para que isso seja entregue o mais rápido possível para o PNI [Programa Nacional de Imunização]. A responsabilidade da distribuição nos Estados e para o SUS não é do Butantan, é do PNI”, reforçou Ricardo das Neves.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: