header top bar

section content

VÍDEO: Biomédico sousense explica funcionalidade da nova vacina spray contra a covid-19 criada no Brasil

O imunizante está em fase de estudos e tem perspectivas de até o fim deste ano ser liberada para comercialização

Por Luiz Adriano

18/02/2022 às 19h17 • atualizado em 18/02/2022 às 22h42

O Biomédico sousense Roberto Carlos, ele que reside no estado de São Paulo e trabalha na Universidade de Medicina da USP, esteve no programa Balanço Diário da TV Diário do Sertão e falou sobre a criação da vacina spray contra a covid-19.

O profissional relatou que o imunizante não terá necessidade de ser refrigerado. Ele disse ainda que o conteúdo será aplicado no nariz e isso demonstra uma maneira estratégica porque as narinas são locais de entrada do vírus.

VEJA TAMBÉM

São Paulo faz semana de vacinação contra covid-19 nas escolas

O biomédico Roberto Carlos durante o programa Balanço Diário. (Foto: TV Diário do Sertão).

“A principal diferença é que ela começa a ação no local onde o vírus se liga, então quando você tem uma vacina spray nasal em que você consegue neutralizar o local onde o vírus se liga na mucosa, e já começa trabalhar no seu pulmão, então o local de ação do vírus ele começa a ser neutralizado para outras variantes, para que você diminua as chances de reinfecção”, explicou.

O imunizante está sendo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Conforme as divulgações das instituições, a nova vacina poderá ser de baixo custo, proteger contra variantes e bloquear o novo vírus ainda no nariz. A expectativa é que ela esteja disponível até o final deste ano.

Roberto Carlos saiu de Sousa aos 9 anos e foi estudar em Campina Grande. Hoje, ele reside em São Paulo e trabalha na Universidade de medicina da USP.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: