header top bar

section content

Cidadania, do governador João Azevêdo, aprova federação com PSDB, de Pedro Cunha Lima

Na Paraíba, se a federação for oficializada, vai colocar os dois partidos em uma situação delicada, isso porque ambos já anunciaram seus pré-candidatos ao Governo do Estado

Por Jocivan Pinheiro

19/02/2022 às 16h02 • atualizado em 20/02/2022 às 13h27

Governador João Azevêdo e deputado federal Pedro Cunha Lima (Fotos: Divulgação)

O Diretório Nacional do Cidadania aprovou neste sábado (19) a formação de uma federação partidária com o PSDB, que tem João Doria como candidato à presidência da República.

A votação ocorreu em dois turnos. No primeiro, a aliança com o Podemos foi derrotada. No segundo, o PSDB recebeu 56 votos, enquanto o PDT teve 47. Houve 7 abstenções.

Apesar da decisão, o Cidadania informou que a pré-candidatura do senador Alessandro Vieira (SE) à presidência da República está mantida.

Em nota, o Cidadania informou que, a partir de agora, irá negociar os termos da federação com o PSDB, que ainda vai decidir se oficializa ou não a união.


VEJA TAMBÉM

Veneziano anuncia pré-candidatura ao Governo do Estado e elogia Ricardo, com quem era rompido


Impasse na Paraíba

Na Paraíba, se a federação for oficializada, vai colocar os dois partidos em uma situação delicada, isso porque ambos já anunciaram seus pré-candidatos ao Governo do Estado. Pelo Cidadania, é o próprio governador João Azevêdo, que tentará a reeleição. Do lado do PSDB, o pré-candidato é o deputado federal Pedro Cunha Lima, que historicamente é adversário político de João.

O que é

Federação partidária é quando dois ou mais partidos políticos com afinidade programática se unem para atuar como uma só legenda por, no mínimo, quatro anos. Uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral já regulamentou essa modalidade de ‘coligação’.

A união entre as agremiações tem abrangência nacional e funciona como um teste para uma eventual fusão ou incorporação envolvendo as legendas que fizerem parte da federação. Na prática, a federação opera como uma só legenda e, por esse motivo, está submetida às mesmas regras aplicadas aos partidos políticos.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: