header top bar

section content

VÍDEO: Após desobrigação em algumas cidades, médico alerta que só a máscara evita propagação da Covid

Suspensão da obrigatoriedade do uso de máscara no Brasil não é bem-vista por especialistas em saúde

Por Jocivan Pinheiro

10/03/2022 às 17h52 • atualizado em 10/03/2022 às 17h58

Estados e municípios estão, aos poucos, anunciando a suspensão da obrigatoriedade do uso de máscara no Brasil. A decisão não é bem-vista por especialistas em saúde que entendem que a pandemia ainda não chegou a um estágio em que se possa flexibilizar um item fundamental para evitar a propagação do vírus.

É o caso do médico sanitarista Daniel Beltrammi, que esteve à frente da Secretaria Executiva de Saúde do Estado da Paraíba nos últimos dois anos e agora vai cuidar exclusivamente da Fundação PB Saúde.

No Diário News da TV Diário do Sertão, Beltrammi defendeu que a máscara continue sendo utilizada porque só ela evita propagação do coronavírus.

“As máscaras fazem um papel muito importante junto das vacinas porque as vacinas sozinhas não conseguem impedir que o vírus chegue até as pessoas, mesmo que elas estejam vacinadas. As vacinas fazem com que as pessoas vacinadas não desenvolvam quadros moderados e graves da doença. Mas são as máscaras, e apenas as máscaras, que impedem que o vírus chegue ao seu nariz e à sua boca”, alertou o médico.


VEJA TAMBÉM

Secretário diz que março apresenta redução dos casos diários de Covid na PB, mas mantém alerta


Daniel Beltrammi citou os Estados Unidos e a Europa, que antes do surgimento da variante Delta, haviam dispensado o uso de máscara, mas depois tiveram que voltar atrás.

“Para que a gente garanta um futuro breve de estabilidade, para que a gente possa sair da condição de emergência sanitária nacional e global, é fundamental que a gente possa cumprir a nossa parte, e por enquanto o uso de máscara é fundamental”.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: