header top bar

section content

VÍDEO: Bolsonaro diz que o ministro da Saúde prentende rebaixar pandemia para endemia ainda neste mês

"Vocês vão ficar livres da máscara em definitivo", falou o presidernte durante visita à Bahia. Entenda a diferença entre as duas classificações de epidemias

Por Jocivan Pinheiro

17/03/2022 às 15h32 • atualizado em 17/03/2022 às 22h00

Durante visita ao estado da Bahia nesta quarta-feira (17), o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que o ministro da Saúde Marcelo Queiroga estuda a possibilidade de rebaixar a pandemia de Covid-19 para a categoria de endemia até o final deste mês.

“Ele que é autorizado nessa questão tem conversado com parlamentares e com o Supremo Tribunal Federal, e a ideia dele é passarmos de pandemia para endemia e vocês vão ficar livres da máscara em definitivo”, falou o presidernte.


VEJA TAMBÉM: Comentarista fala sobre reclassificação da pandemia para endemia da Covid-19


Pandemia (“de todo o povo”) é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada numa grande região geográfica como, por exemplo, todo o planeta Terra.

Diferentemente da pandemia, que tem como dado classificatório a quantidade de casos, a endemia se refere à alta frequência com que uma doença surge em determinado local. A febre amarela na região Norte do Brasil é um exemplo de doença endêmica, pois é bastante típica daquela região.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: