header top bar

section content

VÍDEO: Analista de sistemas avalia influência dos jogos online no comportamento violento dos jovens

Anahuac Gil lamentou a tragédia que aconteceu na cidade de Patos, onde um adolescente de 13 anos matou a mãe, o irmão e feriu o pai com uma arma de fogo porque foi privado de usar o celular

Por Jocivan Pinheiro

22/03/2022 às 17h21 • atualizado em 22/03/2022 às 17h27

Nesta terça-feira (22), em entrevista ao programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, o professor de Tecnologia da Informação (TI) e analista de sistemas Anahuac Gil falou sobre jogos online e deu a sua avaliação acerca da influência desses jogos no comportamento violento de crianças e adolescentes.

Anahuac lamentou a tragédia que aconteceu na cidade de Patos, no último sábado, onde um adolescente de 13 anos matou a mãe, o irmão de 7 anos e feriu o pai com uma arma de fogo porque seus pais estavam tentando dar limites no uso do celular para praticar jogos online, pois o garoto não ia bem na escola.


VEJA TAMBÉM

Padre de Cajazeiras diz que uso indiscriminado de jogos online e redes sociais gera ‘monstros’


Segundo Anahuac, o jogo online Roblox, que era praticado pelo infrator, não é violento como os jogos de tiro comuns, mas sim um jogo de interação social enquanto se completam missões. Anahuac avalia que, por ser um jogo social, ele provoca uma maior imersão aos jogadores (tempo em que o praticante fica jogando) e essa imersão na interação social exerce pressão nos jovens.

“O grau de interação social adiciona uma camada muito pesada sobre essa interação porque é exatamente a cobrança do social. Nós somos seres sociais, e essa pressão acontece para que você seja cada vez melhor, para que você tenha mais destaque. Essa dependência que se impõe aos jogos é muito mais uma pressão social do que, efetivamente, uma pressão tecnológica”, comentou o analista.

Anahuac Gil não atribui aos jogos a maior influência nas atitudes violentas dos jovens: “Eu vejo muito pouca relação entre os jogos, como fatores de violência, e a aplicabilidade dessa violência na vida real”, disse o professor.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: