header top bar

section content

VÍDEO: Na Paraíba, internauta reclama falta de coveiro em sepultamento da avó: “isso é uma vergonha”

Em um vídeo que circula nas redes sociais, a mulher diz que os coveiros estão há três meses sem receber salário, mas a prefeitura emitiu uma nota rebatendo a fala da denunciante

Por Luiz Adriano

27/04/2022 às 17h57 • atualizado em 27/04/2022 às 18h00

Uma internauta do bairro de Tibiri, em Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa, fez uma denúncia por meio de um vídeo que circula nas redes sociais, de que não havia coveiro para realizar o sepultamento de sua avó. Segundo ela, há três meses que o prefeito da cidade não estaria pagando aos coveiros.

“Não tem coveiro no cemitério. Três meses que o prefeito não paga aos coveiros. A gente tá tendo que pagar do bolso da gente para poder enterrar um familiar. Isso é uma vergonha, isso é uma desmoralização”, diz a internauta.


VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Jovem da região de Patos explica o que levou ele a furtar caixão e queimar em frente a cemitério


O caso se deu em um cemitério de Santa Rita, na Grande João Pessoa. (Foto: print de tela).

A prefeitura de Santa Rita emitiu uma nota esclarecendo a situação e disse que “os cemitérios da cidade estão funcionando normalmente”. Segundo a informação do órgão, os coveiros estão com os pagamentos em dia.

A nota explica também que a reclamação de pagamentos atrasados seria infundada, visto que, tais queixas seriam oriundas de um grupo de profissionais que tiveram seus contratos já finalizados pela gestão em dezembro de 2021.

Veja a nota na íntegra:

A Prefeitura de Santa Rita rechaça, categoricamente, a informação de que há atrasos de pagamentos dos servidores públicos.

A folha funcional é paga rigorosamente dentro do mês trabalhado – um compromisso firmado e honrado pela administração municipal desde 2017, quando a atual gestão assumiu e, com muito trabalho e dedicação, colocou todos os salários em dia, encerrando um ciclo histórico de atrasos e desrespeito ao servidor público.

Os salários dos aposentados, pensionistas e servidores têm sido pagos inclusive de forma antecipada, reduzindo o calendário previsto.

A queixa em curso, de que coveiros estariam sem acesso a seus salários, está circunscrita a um grupo de profissionais que havia sido contratado por excepcional interesse público em 2020 (conforme está previsto na Lei 1874/2018) e cujos contratos expiraram em dezembro do ano passado, sendo substituídos por novo grupo profissional.

Ainda de acordo com a legislação, os contratos feitos por excepcional interesse público têm validade de dois anos, só podendo ser refeitos após um ano.

A legislação foi concebida e é rigorosamente cumprida para que o acesso perene aos quadros da administração municipal seja feito através de sua janela democrática e republicana, que é o concurso público.

Feitos estes esclarecimentos, a Prefeitura de Santa Rita informa a população que os cemitérios da cidade estão funcionando normalmente, inclusive nos finais de semana, com profissionais disponíveis para a realização de sepultamentos.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: