header top bar

section content

VÍDEO: Palestrante da Bahia diz que autoestima está ligada ao ambiente em que as pessoas vivem

O profissional falou sobre crianças e jovens que enfrentam o problema e também discorreu sobre crises conjugais

Por Luiz Adriano

05/08/2022 às 18h53 • atualizado em 05/08/2022 às 18h59

O palestrante e Coach Motivacional Paulo Barbosa, do estado da Bahia, participou de forma virtual do programa Balanço Diário na TV Diário do Sertão, na edição desta quinta-feira (04). Na ocasião, ele debateu sobre o tema “A importância de ter uma autoestima elevada”.

O profissional disse que “a questão da baixa autoestima tem haver muito com as experiências durante a nossa vida”. Segundo ele, um adolescente por exemplo, que sempre recebe elogios dos pais, carinho e proteção, ou seja, sente-se aceito pela família, a tendência é que esse jovem tenha uma autoestima boa. Por outro lado, ele explicou que uma criança que vive em um ambiente de críticas, as probabilidades são que suas emoções sejam afetadas negativamente.

Paulo Barbosa citou uma série de fatores que pode gerar uma baixo autoestima. Segundo o coach, desemprego, doenças, problemas familiares, são exemplos que podem afetar a vida das pessoas.

Ele contou que a pandemia trouxe consigo diversas consequência na vida emocional das famílias. Ele disse que “muita gente ficou com medo de morrer” e acabou gerando traumas dentro de si.

CASAIS

Outro ponto importante levado em consideração pelo palestrante, foi quanto à crises dentro do casamento. Ele deu um exemplo de quando um homem fica desempregado e acaba afetando o ambiente conjugal, porque muitas vezes a parceira não compreende e apenas critica.

“A baixa autoestima ela é capaz de romper os laços do casamento, precisa cuidar, quem estiver com esse problema precisa cuidar, porque tudo isso tem solução, você precisa buscar a solução e há meios para você fazer isso”, enfatizou.

Paulo Barbosa é administrador de Empresas, tem pós graduação em MBA em Gestão de Recursos Humanos, é palestrante, Coach Motivacional e Mentor Motivacional. Para saber mais sobre o profissional, basta acessar seu Instagram.

Confira a entrevista completa com Paulo Barbosa:

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: