header top bar

section content

Com mais de 100 mil votos de maioria, João Azevêdo se reelege governador da Paraíba

A disputa foi uma das mais acirradas dos últimos anos, já que a maioria dos votos do presidente Jair Bolsonaro (PL) foram para Pedro, enquanto que João Azevêdo herdou os votos de Lula (PT)

Por Portal Diário

30/10/2022 às 18h50 • atualizado em 31/10/2022 às 00h18

João Azevêdo está reeleito para seu segundo mandato (Foto: Divulgação)Com 1.221.904 votos válidos e 100% das urnas apuradas nas eleições de segundo turno deste domingo (30), o governador João Azevêdo (PSB) está reeleito para seu segundo mandato consecutivo como governador da Paraíba, derrotando Pedro Cunha Lima (PSDB), que obteve 1.104.963 votos. A maioria pro João foi de 116.941 sufrágios.

A disputa foi uma das mais acirradas dos últimos anos, já que a maioria dos votos do presidente Jair Bolsonaro (PL) foram para Pedro, enquanto que João Azevêdo herdou os votos de Lula (PT).

Além disso, no segundo turno Pedro Cunha Lima contou com os apoios do senador eleito Efraim Filho (União) e do ex-candidato ao governo Veneziano Vital do Rêgo (MDB). João, por sua vez, manteve a base de apoio do Republicanos e da maioria dos prefeitos do interior do Estado.

Biografia

João Azevêdo Lins Filho é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pós-graduado em Metodologia do Ensino Técnico e foi professor do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB).

Nos anos 1980, foi diretor da Divisão de Planejamento Habitacional do IPEP, chefe da Assessoria de Planejamento Econômico da URBAN, gerente de Infraestrutura da UAS/CMP – Programa Cidade de Porte Médio e secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura de João Pessoa.

Em 2004 foi secretário de Planejamento da Prefeitura de Bayeux. Em 2005 foi chefe de gabinete da Sedurb, atuou como assessor da Seplan e assumiu a Secretaria de Habitação como secretário adjunto.

Lula e João Azevêdo (Foto: Divulgação)

Em 2007 assumiu a Secretaria da Infraestrutura do Município de João Pessoa, ficando até dezembro de 2010. Já em 2011, assumiu a secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, ficando à frente da pasta até 5 de abril de 2018.

Ele foi eleito governador pela primeira vez em 2018, no primeiro turno, com 1.119.758 votos, o que representa 58,18% dos votos válidos. Em 2022 renova o mandato por mais quatro anos tendo como vice, Lucas Ribeiro.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: