header top bar

section content

VÍDEO: Adriano Galdino sinaliza que haverá chapa única com 34 votos para Branco Mendes na eleição da ALPB

Os deputados Hervazio Bezerra e Inácio Falcão disseram que pretendem entrar com ação na Justiça contra o Projeto de Resolução que estabelece voto aberto e antecipa a eleição na Assembleia Legislativa da Paraíba

Por Jocivan Pinheiro

20/12/2022 às 17h12 • atualizado em 20/12/2022 às 17h17

O atual presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), revelou que provavelmente haverá chapa única na eleição da mesa diretora para os dois próximos biênios, sendo Branco Mendes (Republicanos) o presidente no biênio 23/24 e o próprio Adriano no biênio 25/26.

Na chegada à cerimônia de diplomação que aconteceu nesta segunda-feira (19), Adriano Galdino disse à TV Diário do Sertão que a decisão caminha para o “voto de consenso”, pois já existe a tendência de 34 deputados apoiando a eleição de Branco Mendes. A expectativa é convencer também Hervazio Bezerra (PSB) e Inácio Falcão (PC do B) para fechar o apoio dos 36 parlamentares.

Adriano revelou também que não pretende se candidatar para o próximo biênio, muito menos para os dois, pois ele alega estar precisando de um descanso.

“Nós vamos dialogar com a casa, mas a preço de hoje eu estou querendo mesmo dar um tempo. É muito pesada a gestão da Casa Epitácio Pessoa; conviver com 35 deputados, cada um com a sua vaidade própria, com sua situação geográfica, ideológica, econômica, social; conviver com tudo isso todo dia, toda hora; com funcionários, com sindicatos, com associações, com os poderes, não é fácil, é muito pesado. Eu já venho fazendo isso há muito tempo, eu acho que está na hora de dar um tempo, que eu possa voltar no segundo biênio com mais energia, oxigenado para servir mais e mais a Paraíba e os paraibanos”, falou o presidente.

Deputados Hervázio Bezerra e Inácio Falcão (Fotos: Divulgação)

Deputados na Justiça contra a eleição

Os deputados Hervazio Bezerra e Inácio Falcão disseram que pretendem entrar com ação na Justiça contra o Projeto de Resolução que estabelece voto aberto e antecipa a eleição na ALPB. Eles são contra a antecipação do pleito porque deixa de fora os novos parlamentares [14 eleitos este ano], já que, segundo a proposta aprovada por maioria, as chapas que irão concorrer devem ser apresentadas dez dias antes, ou seja, antes da posse dos 36 deputados (ocorreu ontem).

Adriano Galdino vê como uma reação natural dos dois parlamentares. “Eu entendo perfeitamente a situação dos companheiros que pensam diferente. Eles tinham vontade de ser presidente e, de certa forma, ficaram um pouco para trás nessa possibilidade, estão um pouco chateados, mas nada que vá do campo político para o campo pessoal”, disse o presidente.

ALPB aprova PEC que regulamenta reeleição para Mesa

O plenário da Assembleia aprovou em primeiro turno, na manhã desta terça-feira (20), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que adequa a Constituição Paraibana à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que deliberou sobre a eleição para Mesa Diretora da Casa Legislativa.

A matéria diz que “a Assembleia Legislativa reunir-se-á em sessões preparatórias, a partir de 1º de fevereiro, no primeiro ano subsequente das eleições gerais, para a posse de seus membros e eleição da Mesa, para mandato de dois anos, permitida uma única reeleição ou recondução para o mesmo cargo”. O entendimento do STF foi firmado em maio de 2021 e por isso poderá contemplar uma nova reeleição de Adriano Galdino.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: