header top bar

section content

VÍDEO: Ex-presidente da OAB-PB lamenta perseguição e ameaça ao advogado de Lula: “Ambiente de ódio”

Paulo Maia, que também é conselheiro federal da OAB do Brasil, lamenta que o país esteja vivenciando um 'ambiente de ódio e violência que foi instalado no país'

Por Jocivan Pinheiro

16/01/2023 às 15h53 • atualizado em 16/01/2023 às 16h01

Durante participação no programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, o ex-presidente da OAB da Paraíba e atual conselheiro federal da entidade, Paulo Maia, anunciou que o Conselho Federal da OAB do Brasil aprovou desagravo público em defesa do advogado de Lula, Cristiano Zanin, que foi perseguido, ofendido e ameaçado por um homem no banheiro do aeroporto de Brasília no último dia 11.

“Houve uma violência contra a advocacia. A violência não tem nenhum argumento que a legitime e que a justifique. Mas contra a advocacia, significa que a pessoa não respeita o direito de defesa das outras pessoas, porque o colega Cristiano Zanin foi atacado, ameaçado de sofrer violência física porque é advogado do presidente Lula. Nós procuramos sempre desvincular o que o advogado faz daquilo que ele faz. O advogado é uma pessoa que defende o direito de defesa. Ela não encampa, obrigatoriamente, aquilo que a pessoa fez ou deixou de fazer”, explicou Paulo Maia.

Maia lamentou que o Brasil esteja vivenciando um ‘ambiente de ódio e violência que foi instalado no país’. “É um meio que é estimulado de agressividade, de ofensa, de armas, de exterminar os desiguais, de fuzilar aquelas pessoas que eu não gosto, isso é uma forma de viver que já foi abolida das sociedades civilizadas há muitos anos”, ressaltou.

Desdobramentos

Cristiano Zanin apresentou um pedido junto à Polícia Federal para investigar uma possível participação do homem que o agrediu verbalmente no aeroporto nos ataques terroristas do dia 08, protagonizados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na capital federal. O advogado de Lula também pediu que a Polícia Federal confirme a identidade do homem.

Após os pedidos de Zanin, o Conselho Federal da OAB abriu um grupo de trabalho que busca responsabilizar de forma cível, criminal e administrativamente indivíduos que ofenderem ou agredirem os advogados em decorrência da sua profissão.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: