header top bar

section content

VÍDEO: Reitor da UFCG participa de encontro de reitores com Lula e cita ‘momento histórico’ para educação

Lula e o ministro da Educação se reuniram com cerca de 70 reitores de universidades públicas e 40 representantes de institutos federais para dar início à retomada de diálogos e investimentos na rede pública de ensino superior e técnico

Por Jocivan Pinheiro

19/01/2023 às 16h38 • atualizado em 19/01/2023 às 16h50

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Educação Camilo Santana se reuniram com cerca de 70 reitores de universidades públicas e mais 40 representantes de institutos federais, no Palácio do Planalto, para dar início à retomada de diálogos e investimentos na rede pública de ensino superior e técnico e estreitar a relação com as instituições.

Entre os presentes estava o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o professor cajazeirense Antonio Fernandes, que destacou o encontro como um momento histórico para a educação do Brasil e da Paraíba.

O encontro foi marcado principalmente por reivindicações para que o novo governo recupere os orçamentos das universidades e institutos, mas também por críticas ao governo anterior, responsável por uma série de cortes.

No fim de novembro do ano passado, a gestão Bolsonaro chegou a congelar R$ 344 milhões destinados para as instituições de ensino superior. Mas dias depois, o Ministério da Educação (MEC) recuou e desbloqueou o montante.

Foto: Ricardo Stuckert

Lula com o ministro da Educação Camilo Santana e a ministra da Ciência Luciana Santos (Foto: Ricardo Stuckert)

No encontro com reitores, Lula e Camilo Santana garantiram que a autonomia das universidades voltará a ser respeitada. O presidente afirmou que a categoria está “saindo das trevas” em direção “à luminosidade”.

“Nós estamos começando um novo momento. Eu sei do obscurantismo que vocês viveram nesses últimos quatro anos. E eu quero dizer que estamos saindo das trevas para voltar à luminosidade de um novo tempo. Vocês precisam saber que o encontro com vocês é o encontro da civilização”, acrescentou Lula.

O ministro da Educação, Camilo Santana, falou sobre os desafios educacionais para o país nos próximos anos e destacou que a ampliação de vagas e a contenção da evasão de alunos no Ensino Superior são prioridades.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: