header top bar

section content

VÍDEO: Ligação do Nordeste pelas ferrovias é caminho para o desenvolvimento, defende governador do Maranhão

Carlos Brandão também citou outras pautas estruturantes, a exemplo das energias renováveis e ampliação da malha viária, que serão levadas para o presidente Lula no próximo dia 27

Por Jocivan Pinheiro

20/01/2023 às 17h25 • atualizado em 20/01/2023 às 17h33

Após o encontro de governadores do Nordeste em João Pessoa nesta sexta-feira (20), o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), falou à imprensa na saída do Centro de Convenções sobre os próximos passos do Consórcio Nordeste para desenvolver os estados da região.

Brandão citou a interligação dos estados através de ferrovias como sendo um dos caminhos para o desenvolvimento da região e do país.

Ele também citou outras pautas estruturantes, a exemplo das energias renováveis e ampliação da malha viária, que serão levadas para o presidente Lula no próximo dia 27, quando cada governador irá sugerir ao presidente pelo menos três importantes obras prioritárias nos estados para que o Governo Federal ajude a executar.

“A orientação que a gente tem é que cada estado apresente de três a quatro propostas estruturantes, e é lógico que a gente vai tentar alinhar aqui para que a gente possa encontrar um caminho. Estou muito otimista, acredito que dessa discussão hoje vai sair uma carta e dela possa melhorar a vida do nordestino”, disse o governador do Maranhão.

A malha e a frota ferroviária para transporte de passageiros e produtos no Brasil ainda deixa muito a desejar por não haver prioridade de investimentos dos governos. Apesar disso, o estado do Maranhão se destaca nesse tipo de transporte.

Lá existem três ferrovias principais: Estrada de Ferro Carajás, Ferrovia São Luís e Ferrovia Norte Sul. Elas são essenciais para o escoamento dos minérios extraídos nos estados vizinhos, levando principalmente até o Porto de Itaqui, fundamental para a exportação desses produtos.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: