header top bar

section content

VÍDEO: Nilvan diz que alargamento da faixa de areia em João Pessoa seria crime ambiental: “Não vamos permitir”

Radialista cajazeirense desconfia que o prefeito Cícero Lucena deseja alargar a faixa de areia para possibilitar que as empresas de construção civil possam construir 'espigões' sem burlar a lei

Por Jocivan Pinheiro

28/02/2023 às 18h34 • atualizado em 28/02/2023 às 18h49

Em entrevista para o programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão nesta terça-feira (28), o radialista cajazeirense Nilvan Ferreira, que foi candidato a governador da Paraíba em 2022, acusou o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), de estar tentando cometer crime ambiental ao propor o alargamento da faixa de areia da orla na região de Cabo Branco.

Nilvan desconfia que o prefeito deseja alargar a faixa de areia para possibilitar que empresas de construção civil possam construir ‘espigões’ sem burlar a lei.

“João Pessoa tem uma lei que proíbe a construção dos espigões até determinados metros distantes da faixa de areia e há quem diga que o principal objetivo do prefeito é que, alargando a faixa de areia em direção ao mar, ele estaria encontrando uma forma de que a construção civil possa construir espigões na beira-mar de João Pessoa, que é considerada a mais bonita do Brasil porque nós não temos espigões na orla”, disse o radialista.

Na semana passada, o procurador-chefe da força-tarefa do Patrimônio Cultural do Ministério Público de Contas da Paraíba, Marcílio Toscano Franca Filho, solicitou que a prefeitura de João Pessoa apresente ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) todos os projetos e autorizações relacionados ao alargamento das praias da capital, que incluem a construção de uma pista contornando a Falésia do Cabo Branco.

Porém, nesta segunda, o prefeito Cícero Lucena, em entrevista coletiva à imprensa, afirmou que é “um absurdo” a discussão ter chegado a esse ponto, pois, segundo ele, o projeto não existe e os estudos ainda não foram concluídos.

Nilvan Ferreira (Foto: Victor Batista / Diário do Sertão)

Nilvan Ferreira comparou a proposta de alargamento da faixa de areia de João Pessoa ao que aconteceu em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, que passou por uma megaobra de alargamento em 2022. O radialista diz que após essa obra, alterações no meio ambiente começaram a surgir, entre elas o aparecimento frequente de tubarões próximos à orla.

“Nós não vamos permitir que se coloque máquinas para fazer essa obra e eu vou ser um dos que vai chamar o povo para enfrentar isso se o prefeito quiser usar o seu poder de autoridade, de força. João Pessoa não precisa e não pediu, porque o que João Pessoa está pedindo todo dia é que o prefeito melhore a saúde, a educação, a situação das nossas ruas, a questão do turismo, do centro histórico, do centro comercial”, falou Nilvan.

ENTREVISTA COMPLETA

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: