header top bar

section content

Moraes manda investigar Cabo Gilberto, Walber Virgolino, Nilvan Ferreira, Eliza Virgínia e Pâmela Bório

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu manifestação da Procuradoria-Geral da República, a partir de um pedido de apuração apresentado pelo PSOL da Paraíba, e determinou que a Polícia Federal ouça os cinco investigados por suposto apoio à invasão aos prédios da Praça dos Três Poderes

Por Jocivan Pinheiro

18/03/2023 às 10h04 • atualizado em 18/03/2023 às 10h21

Cabo Gilberto, Walber Virgolino, Nilvan Ferreira, Eliza Virgínia e Pâmela Bório

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou abertura de investigação contra o deputado federal Cabo Gilberto (PL), o comunicador e ex-candidato a governador Nilvan Ferreira (PL), o deputado estadual Walber Virgolino (PL), a vereadora de João Pessoa Eliza Virgínia (PP) e a jornalista Pâmela Bório, ex-primeira-dama da Paraíba, todos por suposto apoio à invasão aos prédios dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.

Moraes acolheu uma manifestação da Procuradoria-Geral da República, a partir de um pedido de apuração apresentado pelo PSOL da Paraíba, e determinou que a Polícia Federal ouça os cinco investigados em um prazo de 15 dias.

A suspeita é de suposta “autoria intelectual ou instigação” dos atos de 8/1. O PSOL acusa os cinco políticos de terem postado “mensagens que exaltaram os atos criminosos” daquele dia.

O ministro Alexandre de Moraes também determinou que o pedido de investigação contra a ex-primeira dama Pâmela Bório seja incluído em outra investigação na Corte sobre os atos de 8 de janeiro. O objetivo é “aprofundar a investigação” sobre Bório pela suposta participação “no núcleo de executores materiais dos atos criminosos”.


Até o fechamento desta matéria, nenhum dos citados havia se manifestado sobre o pedido de investigação do ministro Alexandre de Moraes. Caso queiram, podem entrar com contato com o Diário do Sertão pelo e-mail [email protected].


Atos de 8 de janeiro (Foto: EDISON BUENO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO/Reprodução)

Os investigados

Cabo Gilberto é apoiador declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro e está no segundo mandato de deputado estadual. No primeiro, ele era filiado ao PSL, ex-partido de Bolsonaro. Depois mudou para o PL, atual legenda do ex-presidente.

Nilvan Ferreira, natural de Cajazeiras, é comunicador e foi candidato a governador da Paraíba também pelo PL. Na capital João Pessoa ele foi o candidato mais votado. Apesar da derrota de Bolsonaro para Lula (PT), Nilvan segue fiel ao ex-presidente.

O delegado Wallber Virgolino, natural de Pombal, foi eleito deputado pela primeira vez em 2018, pelo Patriotas. Atualmente é filiado ao PL e também apoiador de Bolsonaro. Na Paraíba, já ocupou cargos de delegado do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE), de corregedor do Detran-PB e de secretário de Administração Penitenciária.

Eliza Virgínia é vereadora desde 2009. Ocupa também o cargo de presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (biênio 2021/2022) e presidente da Frente Parlamentar da Educação.

A baiana Pâmela Bório é jornalista e foi casada com o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PT). Ela esteve entre os bolsonaristas que invadiram o Congresso Nacional, em Brasília, no dia 8 de janeiro. Atualmente é suplente de deputado federal pelo PSC.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: