header top bar

section content

VÍDEO: Paraibana é designada para órgão que aconselha a Casa Branca em relação à pesquisa oceânica

Formada em Meteorologia pela UFCG, Viviane Silva é pesquisadora da Agência Americana de Oceano e Atmosfera (NOAA)

Por Portal Diário com Ascom UFCG

22/08/2023 às 16h56 • atualizado em 22/08/2023 às 16h57

A meteorologista Viviane Silva, natural de Cubati, no Curimataú paraibano, formada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi designada para gerenciar as operações de um grupo criado pelo Governo dos Estados Unidos, anunciado no início deste mês de agosto, que tem como objetivo aconselhar um comitê da Casa Branca em temas relacionados à ciência e políticas oceânicas.

Viviane é pesquisadora da Agência Americana de Oceano e Atmosfera (NOAA), que a indicou para dar suporte ao recém-formado Painel Consultivo de Pesquisa Oceânica do Governo Americano (Ocean Research Advisory Panel – ORAP), órgão de aconselhamento do Comitê de Política Oceânica da Casa Branca (Ocean Policy Committee), que fornece recomendações independentes ao Governo do Estados Unidos relacionados a questões de política oceânica.

A cubatiense falou com a assessoria da UFCG e expressou o sentimento de gratidão. Ela lembra de suas raízes e cita sua infância e adolescência ao estudar em escola pública.

“Minha função foi criada por lei para gerenciar as operações diárias do Painel Consultivo (ORAP) e garantir a conformidade do grupo com leis e regulamentos aplicáveis. Com esta oportunidade, tenho um sentimento de conquista parecido com o que tive quando ingressei na universidade, aí em Campina Grande. Para uma menina do interior da Paraíba, que sempre estudou em escolas públicas, já foi uma grande conquista ingressar em uma universidade federal”, relembra a pesquisadora.

“No curso de Meteorologia, estudei com professores que me proporcionaram oportunidades de pesquisas, conhecimento e, o mais importante, amizade, respeito e incentivo – não esquecendo de mencionar o suporte dos meus colegas e amigos de turma. Acredito que, com esforço, atitude positiva e acreditando em si mesmo, qualquer aluno da UFCG pode ter êxito em sua carreira, independentemente de sua origem e condição social”, comentou.

Viviane Silva é natural de Cubati, no Curimataú paraibano – foto: redes sociais

Viviane formou-se em Meteorologia em 1997 pela Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas do então Campus II da UFPB, atual UFCG. Atuou no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Brasília até 2001, quando seguiu para a Universidade de Maryland, nos EUA, onde concluiu o mestrado em 2004. Em 2005, iniciou sua carreira na NOAA, como pesquisadora no Centro de Previsão Climática e logo depois ingressou na área de gerenciamento de programas e projetos. Atualmente, trabalha no Escritório de Apoio Científico da NOAA, em Silver Spring, Maryland.

O Painel Consultivo de Pesquisa Oceânica, que Viviane gerencia, conta com 18 representantes de vários setores da sociedade norte-americana, como representantes das academias nacionais de Ciência, Engenharia e Medicina, e indivíduos que representam os pontos de vista das indústrias oceânicas, governos estaduais, tribais, territoriais ou locais e acadêmicos, que dão suas contribuições em diversos assuntos relacionados ao oceano e águas costeiras.

Viviane é filha do saudoso ‘Vanderlan da Padaria’, assim com era conhecido, e da senhora Justa Batista. Ela é irmã da vereadora licenciada em Campina Grande e atual secretária Executiva de Economia Solidária do Governo da Paraíba, Valéria Aragão.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: