header top bar

section content

VÍDEO: Candidato vence eleição após recontagem de votos do Conselho Tutelar em João Pessoa

Eleito após segunda apuração, Renato Lucena falou com exclusividade ao Portal Diário. Ele obteve 970 votos e ganhou uma posição, saindo da 1ª suplência e ficando com a 5ª vaga

Por Luiz Adriano

24/10/2023 às 20h49 • atualizado em 24/10/2023 às 20h52

O candidato eleito após a recontagem dos votos para Conselheiro Tutelar em João Pessoa, Renato Lucena, falou com exclusividade ao Portal Diário e ressaltou a importância na transparência do pleito. Ele aproveitou e agradeceu aos eleitores que depositaram um voto de confiança em sua pessoa.

“Só tenho que agradecer à população que deu o voto de confiança no dia 1º de outubro e a gente a partir do dia 10 de janeiro assume o mandato em prol das nossas crianças e adolescentes”, disse Renato.

Ele obteve 970 votos na Região Norte e havia ficado na 1ª suplência, no entanto, após a recontagem que teve início na última sexta-feira (20) no auditório da sede da Promotoria de Justiça de João Pessoa, foi detectado uma falha humana e a candidata Rosana Maria Pereira teve 42 votos a menos na recontagem, passando do 4º para o 6º lugar e ficando com a primeira suplência. Já Renato Lucena, que estava na primeira suplência, subiu para o 5º lugar, ficando entre os titulares.

O promotor de Justiça Alley Escorel esclareceu o erro: “Determinado candidato teve 43 votos numa urna e, abaixo dele, a candidata Rosana obteve um voto, mas, por um erro humano, foi reproduzido os mesmos 43 votos do candidato anterior para ela. Esse foi o motivo de uma diferença de 42 votos a menos agora na recontagem para a candidata que só tinha tido um voto”, explicou o promotor.

O promotor enfatizou que o problema ocorreu por erro humano, tendo esclarecido que o Tribunal Regional Eleitoral cedeu as urnas eletrônicas para a eleição do conselho tutelar, mas não o programa de totalização dos votos. Com isso, a totalização dos votos é feita de forma manual a partir dos boletins de urna (BU) impressos ao final da votação.

“Diferentemente das eleições oficiais onde ao final se tira a mídia da urna eletrônica e coloca no programa no computador que vai fazer essa totalização e o resultado sai de imediato, no caso da eleição para conselheiro tutelar não é assim. Quando se termina o processo de votação, é impresso o boletim de urna e o CMDCA faz a totalização desses votos, reunindo os boletins referentes a todas as urnas que estiveram em funcionamento na eleição. Essa apuração dos votos é feita de forma manual e por integrantes da comissão eleitoral, tudo sob a fiscalização do MP”, explicou.

O promotor destaca que o MPPB acompanhou todo o processo, desde as inscrições dos candidatos. “Todas as fases contaram com a plena fiscalização do Ministério Público, que funcionou como fiscal da lei em todo o processo, desde as inscrições dos candidatos até essa etapa de recontagem. Também contou com a presença dos candidatos ou fiscais indicados por eles nesse processo de recontagem. Tudo ocorreu na maior tranquilidade, lisura e transparência”, disse.

Renato Lucena assumiu a 5ª vaga após recontagem de votos na Região Norte – foto: divulgação/Instagram

Confira todos os resultados da Região Norte:

1 – Raquel Batista Feitosa Ruffo – 1343 votos
2 – Jairo Pessoa Costa – 1165 votos
3 – Silvania Cavalcanti de Almeida – 1139 votos
4 – Sergio de Lima Lucena – 995 votos
5 – Renato Sousa de Lucena – 970 votos

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: