header top bar

section content

VÍDEO: Projeto de Lei que proíbe presença de crianças em Parada Gay de João Pessoa é aprovado na Câmara

No vídeo que está no topo do texto, além da fala do vereador que é o autor do PL, há também a versão do vice-presidente do Movimento do Espírito Lilás (MEL), Felipe Santos

Por Luiz Adriano

07/11/2023 às 18h39

Um projeto de autoria do vereador Tarcísio Jardim (PP), que proíbe, no âmbito do município de João Pessoa, a participação de crianças em paradas gays e eventos similares, realizados pela comunidade LGBTQIA+, foi aprovado na Câmara da Capital nesta terça-feira (07).

O parlamentar cita que originalmente o evento visa a conscientização da população para bandeiras ideológicas. Ainda de acordo com a matéria, o não cumprimento da determinação, pelas empresas organizadoras dos eventos, gera advertência em primeira infração e multa de até 1.000 UFIR/JP (Unidade Fiscal de Referência do Município de João Pessoa), em caso de reincidência. O PLO recebeu voto contrário do vereador Marcos Henriques (PT).

“As Paradas do Orgulho Gay inicialmente tinham o condão de expor a liberdade sexual de todos. Contudo, observamos nos dias atuais a desvirtuação deste importante movimento social, no qual a vulgarização e a agressão às famílias tradicionais, religiões, aqueles de opiniões politicas diferentes e, principalmente, a erotização precoce de crianças e adolescentes são as bandeiras mais expostas”, falou o parlamentar.

No vídeo que está no topo do texto, além da fala do vereador Tarcísio Jardim, há também a versão do vice-presidente do Movimento do Espírito Lilás (MEL), Felipe Santos. O MEL é uma das 15 entidades que organizam a Parada.

Felipe lamentou a postura da Câmara Municipal de João Pessoa e ressaltou que o evento não promove a participação de menores, mas reforça que não aceitará nenhum projeto de lei que tente cercear ou limitar a liberdade de expressão da comunidade.

“Queremos dizer as autoridades que compete ao Ministério Público, à Promotoria da Infância e da Juventude, a fiscalizar os eventos que dão acesso à criança e adolescente. Não cabe ao nosso evento promover a participação de criança e adolescente no mesmo, mas defender o direito de todos e todas pela liberdade, pela inviolabilidade do direito, e nós não aceitaremos nenhum projeto de lei que tente cercear ou limitar a liberdade de expressão da nossa comunidade”, disse.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: