header top bar

section content

HU totaliza mais de 94 mil consultas ambulatoriais e 250 mil exames laboratoriais de análises clínicas em 2023

O Hospital Universitário Alcides Carneiro atende pacientes oriundos de mais de 200 municípios

Por Portal Diário com Assessoria

12/01/2024 às 18h16

Imagem ilustrativa

O Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande (HUAC-UFCG) alcançou excelentes números no balanço geral de internações, procedimentos, exames, consultas ambulatoriais e cirurgias no ano de 2023.

Segundo dados divulgados pelo Microsoft Power BI (Banco de informações em tempo real) do HUAC, de 01 de janeiro até o dia 31 de dezembro de 2023, ocorreram 4.410 internações hospitalares, 246.512 procedimentos em pacientes internados, 8.648 exames de imagem, 254.625 exames laboratoriais de análises clínicas (média de 21 mil exames/mês), 5.826 exames laboratoriais de patologia, 94.273 consultas ambulatoriais realizadas (123.114 consultas marcadas) e 3.198 cirurgias.

A Unidade Hospitalar da rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) que completou 73 anos em dezembro de 2023 conta com diversas especialidades médicas como: Oncologia, Dermatologia, Oftalmologia, Ginecologia, Hematologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Genética clínica, Infectologia, Psiquiatria dentre outras.

Para ser atendido no HUAC-UFCG, os pacientes de Campina Grande são regulados através do SISREG (Sistema Nacional de Regulação) do município de Campina Grande. Os pacientes de outros municípios devem se dirigir à Secretaria da Saúde da sua cidade para que esta faça a solicitação de atendimento, através do SISREG, à Central de Regulação de Campina Grande. Antes disso, o paciente precisa pedir encaminhamento prévio do médico da sua unidade de saúde.

HU de Campina grande – foto: divulgação

Sobre a Ebserh

O HUAC-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

A unidade de saúde é destaque regional na assistência à saúde desde 1950. Com atendimento público e contratualizado com o SUS desde 2006, o Hospital oferece assistência multiprofissional e interdisciplinar em áreas como: Infectologia, Endocrinologia, Pediatria, Oncopediatria, Genética Médica, Clínica Médica, Oncologia Clínica e Fisioterapia. Além disso, é campo de prática para estudantes de diferentes áreas da saúde, como Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: