header top bar

section content

VÍDEO: É vantagem comprar casa ou apartamento em “Leilões de Imóveis”? Engenheiro explica

Ele explicou se vale apena investir e enfatizou que a Paraíba é um dos estados que mais possui imóveis em leilões. O profissional lembrou que geralmente há eventos com frequência nas grandes cidades do estado

Por Luiz Adriano

13/03/2024 às 10h30 • atualizado em 13/03/2024 às 10h36

No quadro Diário de Obras, do programa Olho Vivo, o engenheiro Fernando Figueiredo tratou sobre o tema “Leilões de Imóveis”.

Ele explicou se vale apena investir e enfatizou que a Paraíba é um dos estados que mais possui imóveis em leilões. Fernando lembrou que geralmente há eventos com frequência nas grandes cidades do estado.

Conforme o profissional, as maiores vantagens em comprar um imóvel por leilão, são os valores. “Você costuma adquirir imóveis de leilão com 70% do valor que o imóvel tem, e muitas vezes tem a oportunidade que você consegue por um preço menor que os 50%”, assegurou.

Outras vantagens, segundo o profissional, é para quem compra imóvel para alugar ou para vender posteriormente. “Realmente você compra por um valor abaixo do mercado de fato, e você ao comprar um imóvel de leilão, você consegue vender ele com um valor mais alto do que você comprou com toda certeza”, pontuou.

Imagem ilustrativa – reprodução/Freepik

CRITÉRIOS E CUIDADOS

Fernando lembrou que é preciso tomar cuidado com oportunistas. Ele aconselhou que o correto é procurar uma pessoa especialista em avaliação de imóveis ou uma pessoa da área do direito que atue com tais demandas.

Ele explicou que imóveis de leilão, em sua maioria são porque o comprador ficou inadimplente e como o próprio imóvel é a garantia do banco, automaticamente ele fica hipotecado, por isso os cuidados devem ser dobrados na hora de comprar.

O engenheiro ressaltou que quando não é observado alguns pontos importantes, acaba surgindo problemas posteriormente. Ele deu exemplo de pessoas que adquirem imóveis de devedores ativos, isto é, aqueles que impetraram várias ações de mandado de segurança e processos judiciais; imóveis divididos para mais pessoas; quando se compra em região desconhecida, entre outros. Segundo ele, compras com essas características é problema na certa.

Ele enfatizou que o comprador precisa conhecer o imóvel antes de comprar, visto que, se trata de um local onde o antigo dono pode não estar satisfeito com a situação e muitas das vezes só sai do imóvel por meios judiciais.

“Esses imóveis costumam dar problemas, apesar deles serem mais baratos, o morador que está atualmente ele fica obviamente descontente, então além de gerar transtornos criminais, essas pessoas tem uma consequência, um percentual dessas situações que destroem o patrimônio, danificam esquadrias, portas, janelas, caixas d’água, instalações, geralmente levam os equipamentos […]”, alertou.

Para mais informações, o internauta pode entrar em contato com Fernando Figueiredo por meio de seu Instagram: @fernandofigueiredos.

Fernando Figueiredo é engenheiro civil e professor do IFPB campus de Cajazeiras. Inscreva-se em seu canal do Youtube: Canal do Fernando Figueiredo.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: