header top bar

section content

Sebrae Paraíba dá dicas para donos de pequenos negócios aproveitarem o Natal

Segundo a analista técnica do Sebrae Paraíba, Germana Espínola, este é o melhor momento para o empreendedor vender e conquistar novos clientes

Por Portal Diário com Assessoria de Imprensa SEBRAE PB

06/12/2021 às 17h52 • atualizado em 06/12/2021 às 17h54

(Imagem ilustrativa).

“Então, é Natal”. A frase, da tradicional música da cantora Simone e que costuma embalar as festividades de fim de ano, lembra, também, os momentos de compras, seja de presentes para si mesmo ou para a família e amigos. Tão tradicional quanto a canção que anima as lojas anualmente é o aumento das vendas durante o último mês do ano. Neste sentido, o Sebrae Paraíba traz dicas para os donos de pequenos negócios aproveitarem o período da melhor maneira possível.

Com o dinheiro em maior circulação, devido ao décimo terceiro salário e abonos natalinos reservados para o fim do ano, historicamente o período é tido como o mais movimentado em termos econômicos. Dessa forma, segundo a analista técnica do Sebrae Paraíba, Germana Espínola, este é o melhor momento para o empreendedor vender e conquistar novos clientes.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Encerramento do Inova Varejo em Cajazeiras mostra projeções do futuro do comércio varejista

“É preciso que o empreendedor faça uma análise detalhada em suas vendas realizadas nos últimos três meses, pelo menos. Assim, ele poderá traçar novas estratégias de vendas, investindo na experiência do cliente em sua loja com os produtos ou serviços que oferece”, recomendou a analista.

Além disso, deve-se considerar que um importante momento no calendário de promoções do varejo – a Black Friday – acabou de ser realizada. Desse modo, a analista listou uma série de dicas para que as vendas do período natalino permaneçam em alta, ressaltando a importância da criação de oportunidades, promoções e facilidades na hora do pagamento.

“Além disso, aposte na decoração do seu estabelecimento, tanto para a loja física quanto a on-line; invista em ações nas redes sociais; treine bem sua equipe para resolver o problema do seu cliente; e tenha opções de canais de vendas e logística para facilitar a compra dos clientes que não têm tanto tempo disponível ou aqueles que gostam mais de comodidade e agilidade nas entregas”, enumerou, atentando, ainda, para um importante item: o estoque. “Cuidado com o estoque, principalmente em peças que remetem ao Natal e que é de costume utilizar nos demais períodos do ano”, frisou.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: