header top bar

section content

Levantamento do MTE mostra número de denúncias de pessoas impedidas de usar o banheiro no local de trabalho

De acordo com Thiago Laporte, auditor fiscal do MTE, restrições ao uso do banheiro são tratadas como prioridades junto com casos de trabalho escravo, trabalho infantil e falta de pagamento

Por Portal Diário com UOL

11/06/2023 às 17h10 • atualizado em 11/06/2023 às 17h14

Trabalhadores protestam após funcionária grávida ter urinado no chão em Novo Hamburgo (RS), em junho de 2021 (Foto: Divulgação/ Sindicato dos Sapateiros e Sapateiras de Novo Hamburgo)

Um levantamento feito pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), a pedido do portal de notícias UOL, mostra uma série de dados referentes à utilização do banheiro no ambiente de trabalho. De acordo com os dados, o MTE recebeu, desde 2014, 7.309 denúncias referentes a irregularidades. O número equivale a duas reclamações por dia.

As denúncias referem-se a banheiros sujos, inadequados, insuficientes, sem portas, trancados, distantes dos postos onde os funcionários devem ficar e até casos e que os funcionários foram impedidos de usar o banheiro. O levantamento mostra 91 infrações relacionadas ao impedimento ou dificuldade de acesso ao banheiro pelas empresas.

De acordo com Thiago Laporte, auditor fiscal do MTE, restrições ao uso do banheiro são tratadas como prioridades junto com casos de trabalho escravo, trabalho infantil e falta de pagamento.

No mês passado, um funcionário de uma multinacional do ramo de fast food disse nas redes sociais que urinou no chão porque foi proibido de sair de seu posto de trabalho.

As denúncias podem ser feitas noa sites e nas redes sociais do MTE e do MPT (Ministério Público do Trabalho). Se o fato for confirmado, a empresa é autuada, responde a uma ação civil pública ou firma um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta).

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: