header top bar

section content

VÍDEO: Presidente da FCDL critica carga tributária do Brasil e pede parceria entre poder público e comércio

Apesar desse obstáculo, José Neto ressalta que o comércio está resistindo e gerando postos de trabalhos com certeira assinada, sendo a maioria no setor de comércio de bens e serviços

Por Jocivan Pinheiro

23/10/2023 às 16h06 • atualizado em 23/10/2023 às 16h19

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba (FCDL-PB), José Lopes da Silva Neto, falou com a TV Diário do Sertão sobre a retomada da economia brasileira e paraibana após os anos de pandemia de covid-19. Na ocasião, José Neto participava da inauguração das novas instalações do Grupo Barbosa na cidade de Cajazeiras.

“Nós estamos ainda caminhando depois dessa pandemia. São momentos de dificuldade, mas que não chega a assustar o empreendedor. Ainda tem pessoas compromissadas que acreditam no potencial que as cidades paraibanas têm”, disse o presidente, referindo-se ao Grupo Barbosa.

No entanto, o empresário cita a carga tributária do Brasil como um fator que atrapalha o crescimento da economia. De acordo com o Boletim de Estimativa da Carga Tributária Bruta do Governo Geral, publicado em março desse ano pelo Tesouro Nacional, a carga tributária bruta (CTB) do Governo Geral (Governo Central, Estados e municípios) atingiu 33,71% do PIB, o maior percentual observado na série histórica iniciada em 2010. O valor representa um aumento de 0,65 ponto percentual do PIB em relação a 2021 (33,05%).

Apesar desse obstáculo, José Neto ressalta que o comércio está resistindo e gerando postos de trabalhos com certeira assinada, sendo a maioria no setor de comércio de bens e serviços. “Isso mostra que o nosso seguimento é muito forte e pujante ainda, responsável por essa quantidade imensa de empregos aqui. A nossa caminhada é árdua, longa, mas a gente não pode, em nenhum momento, desestimular nossos companheiros”, disse José Neto

“E aqui a gente faz um apelo ao poder público para que nós possamos fechar parcerias onde elas venham a contemplar e fortalecer o comércio paraibano”, acrescenta o empresário.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: