header top bar

section content

Governo incentiva avicultura para garantir renda na agricultura familiar

O município de Pilar está se estruturando para formação de um polo de produção avícola, por meio de um entreposto de ovos, casa de ração e fortalecimento das cooperativas locais.

Por Diário do Sertão com SECOM

16/07/2019 às 10h09

O município de Pilar está se estruturando para formação de um polo de produção avícola, por meio de um entreposto de ovos, casa de ração e fortalecimento das cooperativas locais.

O município de Pilar está se estruturando para formação de um polo de produção avícola, por meio de um entreposto de ovos, casa de ração e fortalecimento das cooperativas locais. A ação do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Assistência Técnica e Regularização Fundiária (Empaer), tem por objetivo incentivar melhores condições de vida e de renda para agricultores familiares.

Dentro de poucos dias, o agricultor familiar Marinaldo de Farias, do sítio Boa Sorte, em Pilar, pertencente à Gerência Regional da Empaer de Itabaiana, vai receber a certificação do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) de sua produção de ovos, o que lhe possibilitará a comercialização no mercado local e adjacências e aos Programas Institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Elaborado pela Empaer, os recursos no valor de R$ 170 mil foram financiados pelo Banco do Brasil do município, dentro do Projeto de Expansão do Pronaf Mais Alimentos.

O município de Pilar está se estruturando para formação de um polo de produção avícola, por meio de um entreposto de ovos, casa de ração e fortalecimento das cooperativas locais.

Para viabilizar a ação, os médicos veterinários e técnicos da Empaer, Hermano Araújo e Vicente Ferreira, estiveram no imóvel rural para orientar o agricultor quanto ao fluxograma inerente à cadeia de processamento de ovos. Na ocasião, eles também executaram as atividades de debicagem (corte do bico da ave) e de vacinação das galinhas de postura contra epitelioma aviário (boba aviária).

O plantel avícola do avicultor Marinaldo é de 3.300 aves caipira de postura, com produção diária de 1.500 ovos. A planta comercial é constituída de quatro divisórias, onde ficam localizadas as salas de recepção, operacionalização, armazenagem e expedição de ovos, o que permite a padronização, a limpeza, o processo de desinfecção e a ovoscopia.

De acordo com o veterinário Vicente Ferreira, um dos maiores especialistas em avicultura do País, a certificação vai garantir a qualificação da produção de ovos e, consequentemente, atrair mais agricultores interessados na atividade de avicultura. Segundo ele, “anteriormente havia bastante entrave comercial, em virtude da não certificação do produto”, disse.

Mulheres agricultoras – Decididas a se movimentar e gerar renda própria, as agricultoras Edenice Sales e Josineide Matias, ambas assistidas pelo técnico João Gonçalves, da gerência operacional da Empaer de Pilar, estão investindo na criação de galinha caipira. Elas aguardam a liberação de recursos e pretendem construir seus aviários destinados à criação de 500 aves.

Expansão – A ideia do gerente regional da Empaer de Itabaiana, Paulo Emílio de Souza, é expandir a cadeia produtiva de avicultura de postura nos 13 municípios integrantes da regional de Itabaiana. “Além da avicultura de corte, já existente na região, vamos fomentar e ajudar toda a cadeia produtiva, principalmente os pequenos produtores para fornecer ovos certificados e de boa qualidade para os mercados e programas institucionais”, finalizou.

Recomendado pelo Google: