header top bar

section content

VÍDEO: Contador explica passo a passo para sacar Valores Esquecidos e fala da importância da conta gov.br

Segundo o BC, cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm cerca de R$ 6 bilhões a receber. As consultas foram reabertas em 28 de fevereiro e a partir desta terça (7) os saques já podem ser agendados

Por Luiz Adriano

07/03/2023 às 17h40 • atualizado em 07/03/2023 às 17h52

O contador cajazeirense Neto Meirelles participou do programa Diário News da TV Diário do Sertão e explicou sobre o passo a passo para sacar os valores perdidos disponibilizados no Sistema de Valores a Receber (SVR) que reabriu os saques nesta terça-feira (07) após 11 meses fechado.

Segundo o profissional, os saques abrangem tanto pessoas físicas, quanto jurídicas e também falecidos. Conforme Neto, no quesito sobre indivíduos que já morreram, é necessário que os parentes interessados façam parte do processo de inventário ou que seja um pensionista. Segundo ele, para ter acesso aos recursos, tem que ter um grau de parentesco ou ter uma correlação que comprove junto à instituição bancária.

CONTA GOV NÍVEL OURO

Um ponto importante citado pelo profissional, é que o cidadão que tenha valores a receber, terá que usufruir de uma conta Gov nível Ouro. Ele disse que mesmo que o indivíduo acesse o site Valores a Receber, e confirme que de fato tem dinheiro que lhe pertence, terá que possuir o nível máximo da conta Gov.

O contador falou da importância de ter essa classificação na conta Gov e disse que o fato de ter o nível Ouro não servirá apenas para essa questão de receber valores esquecidos, segundo ele, as vantagens vão bem mais além.

“É importante no aspecto de você quando precisar fazer qualquer conexão com o governo, com uma instituição bancária, você já tem a sua operacionalidade, você já tem a sua senha de acesso, você já pode acessar os serviços oferecidos”, destacou.

LIMITE DE TEMPO

Outro fator fundamental citado por Neto Meireles, é a questão da pressa em procurar saber se de fato há valores a receber ou não, visto que, a pesquisa iniciou-se desde o último dia 28 de fevereiro e os agendamentos de saques já começaram nesta terça-feira (7). Ele explicou que não sabe ainda precisar a data limite, mas assegurou que geralmente o governo dá pouco tempo de prazo para finalizar as consultas, bem como os saques.

Gerôncio Vieira Neto é conhecido popularmente em Cajazeiras e região, como Neto Meireles, do escritório de contabilidade Meireles Contab.

NÚMEROS

As consultas foram reabertas em 28 de fevereiro. Conforme o balanço mais recente do BC, até o último domingo (5), 19,7 milhões de consultas haviam sido feitas. Desse total, 5,5 milhões (28%) têm quantias a receber e 14,2 milhões (72%) não encontraram valores esquecidos.

Segundo o BC, cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm cerca de R$ 6 bilhões a receber. O sistema terá novidades importantes, como impressão de telas e de protocolos de solicitação para compartilhamento no Whatsapp e inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR. Também haverá uma sala de espera virtual, que permite que todos os usuários façam a consulta no mesmo dia, sem a necessidade de um cronograma por ano de nascimento ou de fundação da empresa.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: