header top bar

section content

VÍDEO: Presidente do Sindipetro-PB esclarece aumento da gasolina na Paraíba após ação no STF

No caso da Paraíba, a alíquota modal permaneceu em 18%, enquanto outros estados tiveram que aumentar para 20, 21 e até 22%, motivo o qual os preços locais não sofrerão uma grande alteração

Por Luiz Adriano

01/06/2023 às 17h22 • atualizado em 01/06/2023 às 17h34

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado da Paraíba (Sindipetro-PB), Omar Hamad, conversou com o Portal Diário e explicou sobre o aumento da gasolina na Paraíba. Segundo ele, o reajuste se dá em virtude de uma ação do Supremo Tribunal Federal (STF) após ser acionado por alguns governadores questionando o limite de 18% aprovado pelo Congresso por medida do Governo Federal anterior.

Com a nova medida a alíquota fixa em R$ 1,22 com taxa unificada em todos os estados. Na paraíba, o aumento por litro será de 26 centavos.

“Quando o governo anterior através do Congresso limitou o teto de cobrança de ICSM em cima de 18%, nisso, os governadores da maioria do país entraram com uma ação reivindicando perdas salariais, então em um acordo feito com o STF, eles unificaram a alíquota com um valor fixo em cima de R$ 1,22, e daí pegaram a média ponderada dos estados e na Paraíba vai ter este acréscimo de 26 centavos”, explicou Omar.

O reajuste segundo o presidente do Sindipetro, já está valendo desde às 00h desta quinta-feira (1º).

De acordo com matéria do Portal MaisPB, “no caso da Paraíba, essa alíquota modal permaneceu em 18%, enquanto outros estados tiveram que aumentar para 20, 21 e até 22%. Por esse fator, os preços locais não sofrerão uma grande alteração”.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: