header top bar

section content

VÍDEO: Governo vai criar grupo para tentar descobrir sumiço de 223 mil requerimentos de benefício no INSS

Ministro da Previdência Social disse que até dezembro a fila de espera no INSS será reduzida para 45 dias

Por Jocivan Pinheiro

08/09/2023 às 18h40 • atualizado em 08/09/2023 às 18h42

O Ministério da Previdência Social busca explicações para o sumiço de 223 mil requerimentos de benefício inicial da fila do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O órgão vai criar um grupo de trabalho para examinar o caso.

Uma reportagem da Folha de S.Paulo mostrou que o governo divulgou duas estatísticas divergentes sobre a fila de pedidos em fase de análise administrativa – quando servidores do órgão verificam o cumprimento de requisitos de cada benefício e a documentação apresentada.

Um boletim produzido há 27 anos apontou uma fila de 1,42 milhão. Já o Portal da Transparência Previdenciária, criado pela atual gestão, indicou uma espera de 1,2 milhão.

Inconsistências foram constatadas nas perícias médicas. Nesse caso, a Transparência Previdenciária informou haver 596.699 pedidos de perícia à espera de atendimento em junho, mas dados obtidos via Lei de Acesso à Informação mostram 1.076.172 solicitações.

Em entrevista coletiva, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, disse que partir de uma análise preliminar, o governo desconfia que algumas tarefas antigas continuam pendentes no sistema, embora o segurado não esteja mais à espera de análise, por diferentes motivos.

Já o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, vai editar uma portaria para criar um grupo de trabalho para discutir a metodologia de dados e mapear eventuais inconsistências. Até o dia 28 de agosto, a fila de requerimentos em análise administrativa caiu a 1,05 milhão.

Ao participar de um seminário na Câmara dos Deputados, que marcou o relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social Pública, o ministro Carlos Lupi afirmou que até dezembro a fila de espera por atendimento no INSS vai ser reduzida ao prazo máximo legal de 45 dias. Segundo ele, esse resultado será alcançado com a Medida Provisória 1.181/23, editada em julho pelo governo, que cria um bônus de produtividade para os servidores.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: