header top bar

section content

VÍDEO: Assessor de investimentos explica os principais pontos da reforma tributária que tramita no Congresso

A previsão é que as novas regras sejam votadas em 7 de novembro. Depois, a matéria segue para o plenário e retorna para a Câmara para a análise final

Por Jocivan Pinheiro

29/10/2023 às 14h56 • atualizado em 29/10/2023 às 15h00

Na coluna Economia, do programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, o assessor de investimentos Elan Nascimento esclareceu pontos importantes sobre um dos temas que tem agitado a política econômica atualmente: a reforma tributária.

Na o dia 25 desse mês, um importante passo foi dado com a apresentação do texto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado pelo relator Eduardo Braga (MDB-AM). A previsão é que as novas regras sejam votadas em 7 de novembro. Depois, a matéria segue para o plenário e retorna para a Câmara para a análise final.

“Com um sistema tributário complexo e aliado a uma alta carga de tributos e impostos, tributação sempre foi um tema indigesto no Brasil, tanto para a população em geral, como para aqueles que desejam investir no país, seja pequeno ou grande empresário. Por conta disso, sempre se discutiu a possibilidade de se reformar nossa legislação tributária com vistas a trazer mais transparência, modernidade, fácil entendimento, destravar investimentos e, claro, uma carga de impostos e tributos menor para todos”, destaca Elan Nascimento.

O colunista explica que a principal intensão da reforma tributária é unir cinco tributos (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) em um só, o IVA (Imposto sobre Valor Agregado), além de de um imposto que só será cobrado sobre produtos nocivos à saúde ou ao meio ambiente.

Apesar da reforma diminuir a complexidade da “sopa de letrinhas” do sistema tributário brasileiro, Elan ressalta que o IVA pode até provocar uma certa redução de impostos, mas o país ainda continuará com uma das maiores cargas tributárias do mundo.

Mais detalhes sobre esse assunto também estão na coluna escrita de Elan Nascimento no portal Diário do Sertão. Clique aqui e leia o texto.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: