header top bar

section content

VÍDEO: Juros rotativos para quem atrasa fatura do cartão de crédito não poderá ultrapassar dívida original

As novas regras que limitam os juros do rotativo do cartão de crédito no Brasil começam a valer

Por Portal Diário

02/01/2024 às 17h10 • atualizado em 02/01/2024 às 17h14

Passaram o Natal e o Ano Novo, época de compras, e por isso muita gente acaba fazendo dívidas no cartão. Mas uma novidade em 2024 pode dar uma ajudinha para aqueles que, por ventura, venham a atrasar o pagamento mensal da fatura.

A partir dessa terça-feira (2), as novas regras que limitam os juros do rotativo do cartão de crédito no Brasil começam a valer. Com a mudança, a dívida total (com juros) de quem atrasa a fatura do cartão não poderá ultrapassar o dobro do débito original.

Por exemplo: se a dívida original for R$ 100, o valor total a ser pago pelo cliente, com a cobrança de juros e encargos, não poderá ser maior que R$ 200.

O custo do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) está fora desse cálculo e a nova regra só vale somente para débitos contraídos a partir de janeiro.

Rotativo é uma modalidade de crédito ativada automaticamente quando o cliente não paga o valor total da fatura do cartão até a data do vencimento.

Essa é a categoria de crédito mais cara do país. Para vocês terem uma ideia, em outubro dessa ano, mês em que foram disponibilizados dados sobre esse tema, as informações foram de que os juros do rotativo do cartão de crédito ficaram em 431,6% ao ano. Por isso essa categoria deve ser evitada pelos clientes. A recomendação é que paguem o valor da fatura total mensalmente.

Em dezembro, o Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu que clientes com dívidas no cartão de crédito rotativo poderão fazer a portabilidade gratuita do saldo devedor de uma instituição financeira para outra a partir de 1º de julho de 2024.

Existem duas situações principais para o cliente que não faz o pagamento integral da fatura do seu cartão de crédito até a data do vencimento:

O cliente pode fazer um pagamento parcial, sem aderir a um financiamento (nesse caso, ele adere automaticamente pelo rotativo do cartão, que terá incidência dos juros da modalidade até a próxima fatura ou até o pagamento integral do valor); ou o cliente opta pelo parcelamento do valor, com condições que normalmente já vêm descritas na fatura.

Em geral, os juros do rotativo são muito altos por se tratar de uma linha de crédito com facilidade de entrada e enorme taxa de inadimplência.

Além disso, a modalidade é considerada emergencial e não possui uma garantia, ou seja, o banco corre risco de levar calote,  o que faz as taxas dispararem.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: