header top bar

section content

VÍDEO: Secretário explica se os estudantes sem internet poderão participar do Regime Especial de Ensino

O Regime tem por objetivo garantir a aprendizagem durante o período do distanciamento social, considerando os diferentes perfis e contextos socioeconômicos existentes na Paraíba

Por Jocivan Pinheiro

28/04/2020 às 17h37 • atualizado em 28/04/2020 às 17h49

O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado, apresentou nesta segunda-feira (27) as estratégias de implantação do Regime Especial de Ensino publicado no Diário Oficial do Estado do último sábado (18). O Regime Especial vai vigorar por todo o período em que as aulas presenciais estiverem suspensas devido à pandemia do novo coronavírus.

O Regime tem por objetivo desenvolver ações que ressignifiquem os processos de ensino e garantam a aprendizagem durante o período do distanciamento social, considerando os diferentes perfis e contextos socioeconômicos existentes no estado.

Com base nisso, Cláudio Furtado garantiu que a Secretaria de Educação vai buscar dar condições para que os estudantes que têm dificuldade de acesso à internet não percam os conteúdos. Para tal, será lançado um aplicativo. E se mesmo assim houver impossibilidade, a Secretaria poderá definir com os municípios uma forma do material físico chegar às residências.

Durante este período serão implementadas atividades complementares que deverão ser elaboradas pelos docentes em consonância com os documentos norteadores expedidos pela Secretaria de Estado da Educação, que aguarda diretrizes nacionais sobre o aproveitamento futuro das atividades como dias letivos.

Ferramentas utilizadas

A Secretaria disponibilizou a plataforma ‘Paraíba Educa’ (www.paraiba.pb.gov.br/paraibaeduca), que reúne todas as informações sobre Regime Especial de Ensino, assim como os recursos educacionais, documentos legais e pedagógicos norteadores, além de promover o contato direto entre estudantes, professores, gestores e a SEECT. Além da plataforma Paraíba Educa, também serão utilizados os seguintes recursos:

Google Classroom: Trata-se de uma plataforma virtual para aulas online, que serão organizadas pelas próprias escolas. Esta ferramenta será incorporada pelas turmas devidamente matriculadas na Plataforma SABER da SEECT.

Aplicativo Paraíba Educa: Permitirá o acesso dos estudantes e professores ao Google Classroom e à Plataforma SABER. Este recurso estará disponível em breve.

Vídeo-aulas: A SEECT vai disponibilizar uma grade de programação para todas as etapas de ensino a ser exibida em canal aberto em diferentes regiões do estado. Este recurso estará disponível em breve.

Redes sociais: Serão ferramenta de interação entre equipes escolares, estudantes e famílias em grupos oficiais das turmas criados por cada escola. Também serão utilizadas para o envio de roteiros de atividades estruturadas para as famílias e estudantes.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: