header top bar

section content

Reitor Antônio Fernandes, da UFCG, se encontra com Papa Francisco no Vaticano; “Sem palavras para descrever”

O objetivo do encontro foi discutir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030, ações para reduzir as desigualdades, projetos sociais e protagonismo dos jovens e da educação para transformações no mundo

Por Jocivan Pinheiro

24/09/2023 às 13h51 • atualizado em 24/09/2023 às 13h59

Reitor Antônio Fernandes cumprimenta Papa Francisco (Crédito: Divulgação/Vatican News)

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), professor doutor Antônio Fernandes, se encontrou com o Papa Francisco no Vaticano durante reunião do pontífice com reitores e reitoras de universidades da América Latina e do Caribe. Na ocasião, Antônio Fernandes cumprimentou o Papa e entregou um presente.

“Não terei nenhuma palavra que descreva a grandeza desse momento. Nada que eu escreva ou fale chegará próximo da sensação de estar frente a frente com o Papa Francisco, Chefe do Estado do Vaticano”, escreveu o reitor nas redes sociais.

A finalidade do encontro foi discutir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030, ações para reduzir as desigualdades, projetos sociais e protagonismo dos jovens e da educação para transformações no mundo.

“A partir da Carta Encíclica ‘Laudato Si’ do Santo Padre sobre o cuidado da Casa Comum, entregamos ao Sumo Pontífice propostas e uma aliança de compromissos, certamente fruto das discussões que ocorreram entre nosso grupo de reitores da América Latina e caribenhos para que, juntos, possamos somar esforços para o cuidado com o mundo em que vivemos e com a própria humanidade”, acrescentou o reitor.

Papa Francisco conversa com reitores da América Latina e do Caribe (Crédito: Divulgação/Vatican News)

Durante dois dias no Vaticano, os reitores também visitaram a Universidade Roma Tre e se reuniram com o reitor Prof. Dr. Massimiliano Fiorucci, ocasião em que celebraram a assinatura de um acordo com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB).

“Também estamos trabalhando no desenvolvimento do programa BRAITA, que tem como objetivo estreitar os laços educacionais entre o Brasil e a Itália”, explicou Antônio Fernandes. O último compromisso do reitor foi com o embaixador Renato Mosca, na Embaixada do Brasil em Roma.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: