header top bar

section content

VÍDEO: Candidatos que faltaram no Enem 2023 podem pedir reaplicação de prova; veja prazo e critérios

Quase 37 mil candidatos faltaram ao segundo dia de provas do Enem na Paraíba, segundo dados preliminares do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Por Portal Diário

13/11/2023 às 16h43 • atualizado em 13/11/2023 às 16h47

Faltou no segundo dia do Enem nesse domingo? Se você tiver um dos motivos que poder ser justificados de acordo com o Ministério da Educação, é possível solicitar a reaplicação da prova. Mas corre que o prazo é só nessa segunda-feira (13).

Para fazer a prova, é preciso que o candidato faltoso justifique problemas de logística, problemas de saúde ou que tenha sido alocado a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada.

A solicitação da reaplicação é feita na Página do Participante, onde o candidato deve apresentar documento que comprove a necessidade. Mas, atenção: os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após o envio.

Os problemas logísticos que podem ser considerados como justificativas para faltas no Enem são desastres naturais que comprometeram a infraestrutura do local de provas; falta de energia elétrica que comprometeu a visibilidade da prova; falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que solicitou uso de leitor de tela; erro de execução de procedimento de aplicação que cause prejuízo comprovado ao participante.

As doenças infectocontagiosas que justificam a ausência são covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola; influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

Enem 2023 (Foto: Shutterstock | rafapress)

Reaplicação das provas do Enem vai acontecer nos dias 12 e 13 de dezembro (Foto: Shutterstock | rafapress)

Atenção

O candidato que faltar um dia de provas e não justificar ou não tiver a justificativa aceita será considerado ausente. Ele terá o boletim com as suas notas divulgadas, mas elas não servirão para ingressar em um curso superior. Ele também não poderá pedir isenção da taxa de inscrição do exame no ano seguinte.

O candidato que alegou indisposição ou algum problema de saúde durante a prova, deixou o local sem terminar e não retornou, ele não pode solicitar a reaplicação. A reaplicação das provas do Enem 2023 para quem teve a solicitação aceita vai acontecer nos dias 12 e 13 de dezembro.

Faltosos na PB

Quase 37 mil candidatos faltaram ao segundo dia de provas do Enem na Paraíba, segundo dados preliminares do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ao todo, 124.519 inscrições foram registradas no estado. O número de faltosos na Paraíba foi menor no primeiro dia, quando 33.368 participantes não foram aos locais de provas.

PORTAL DIÁRIO

Tags:
Recomendado pelo Google: