header top bar

section content

VÍDEO: Professor Ivo Lavor aborda o conceito de inteligências múltiplas e seu impacto na educação

Lavor ressaltou que as inteligências são múltiplas e se manifestam em diferentes contextos e elenca as oito inteligências levantadas por Howard Gardner

Por Priscila Tavares

20/05/2025 às 19h03

Em sua coluna “Diário Educação” desta semana, o professor Ivo Lavor falou sobre o conceito das Inteligências Múltiplas e sua relevância no cenário educacional contemporâneo. O professor explicou que essa abordagem surgiu de uma reflexão sobre a concepção tradicional de inteligência.

“Esse conceito surgiu a partir de uma inquietação de alguns psicólogos. Eu acho que não é segredo para ninguém que, por muito tempo, nós acreditávamos que ser inteligente era tirar boas notas em matemática, português, decorar fórmulas, resolver provas. Mas, e se a inteligência fosse mais do que isso? Foi o que interrogou o psicólogo Howard Gardner em 1993”, pontuou Ivo Lavor.

Lavor destacou que Gardner trouxe uma nova perspectiva ao propor que a inteligência não se limita a uma única forma, mas se manifesta em “diversas inteligênciaa”. O professor frisou que a intenção de Gardner não era restringir a inteligência a categorias fixas, mas sim incentivar uma revisão das metodologias de ensino.

“A ideia do autor não era dizer que ‘apenas essas categorias eram as categorias de inteligências’, mas ele trouxe essas percepções e a ideia de que nós podíamos repensar as formas de educar”, afirmou.

As Oito Inteligências de Gardner e a Heterogeneidade da Sala de Aula

O professor Ivo Lavor ressaltou que as inteligências são múltiplas e se manifestam em diferentes contextos. Ele elencou as oito inteligências levantadas por Howard Gardner, enfatizando que elas servem como um direcionamento e não como uma lista exaustiva. São elas: lógico-matemática, linguística, espacial, musical, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalista.

Para Lavor, a adoção dessa perspectiva é fundamental para uma educação mais inclusiva e eficaz. “A ideia é que nós tenhamos uma sala de aula que tenha uma visão de que o ser humano é heterogêneo e muitas vezes a educação é padronizada, mas ainda que a gente ensine para uma certa multidão, nós estaremos ensinando a indivíduos”, concluiu o professor.

PROFESSOR IVO LAVOR

Ivo Lavor é coordenador acadêmico das Faculdades Integradas do Ceará – UniFIC, em Iguatu-CE. Ele também trabalha com formação de professores e é escritor.

O cearense tem 45 anos de idade e 25 de carreira na área da docência. Nessas duas décadas e meia, Ivo já exerceu várias funções como gestor de escola, desenvolveu várias atividades desde a alfabetização, EJA, técnico da educação, entre outros. Hoje, ele atua com mais ênfase no ensino superior e na pesquisa.

CLIQUE AQUI e acesse o Portfólio do professor Ivo Lavor.

Para encontrá-lo nas redes sociais, basta acessar o Instagram @ivolavor.oficial – e no Youtube, Ivo Lavor.

PORTAL DIÁRIO

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: