header top bar

section content

VÍDEO: Debate entre Lula e Bolsonaro tem troca de acusações, discussões acaloradas e fortes alfinetadas

O debate foi realizado duas semanas antes da votação de segundo turno para presidente, marcada para 30 de outubro

Por José Dias Neto

16/10/2022 às 22h17 • atualizado em 16/10/2022 às 22h19

Os candidatos à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) participaram neste domingo (16) do primeiro debate do segundo turno das Eleições 2022. O encontro foi organizado pela TV Bandeirantes, TV Cultura, UOL e Folha de S. Paulo, emissoras que formaram um pool.

No primeiro bloco, os dois candidatos responderam a uma mesma pergunta sobre orçamento. Depois, debateram em confronto direto sobre temas como a gestão federal na pandemia de Covid, o pagamento de auxílios como Bolsa Família e Auxílio Brasil e as obras realizadas em governos anteriores.

Lula e Bolsonaro se enfrentam no debate. Foto: Reprodução da internet

No segundo bloco, questionados por jornalistas, Lula e Bolsonaro trataram de temas como propostas para mudar a composição do Supremo Tribunal Federal (STF), preços dos combustíveis, divulgação de fake news e relação com o Congresso, além da acusação de suposta pedofilia por parte Bolsonaro – repudiada pelo candidato.

No terceiro bloco, os candidatos responderam a uma mesma pergunta sobre o déficit educacional na pandemia. Depois, voltaram ao confronto direto e usaram a maior parte do tempo para trocar acusações sobre corrupção. Por fim, apresentaram suas considerações finais.

Lula e Bolsonaro se enfrentam no debate. Foto: Reprodução da internet

O debate foi realizado duas semanas antes da votação de segundo turno para presidente, marcada para 30 de outubro.

Lula e Bolsonaro se enfrentam no debate. Foto: Reprodução da internet

O candidato eleito em segundo turno toma posse no cargo no próximo dia 1º de janeiro, em cerimônia no Congresso Nacional. Desta vez, o mandato presidencial terá quatro dias a mais: uma reforma eleitoral aprovada em 2021 definiu que, em 2027, a posse presidencial será em 5 de janeiro.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: