header top bar

section content

ESPECIAL: Lucas Ribeiro diz estar pronto para ser governador e confirma que Daniella pode ser candidata em CG

No Interview Personalidades Especial de Fim de Ano, o vice-governador da Paraíba justificou afastamento de Bruno Cunha Lima, elogiou Lula e Cícero Lucena e recebeu homenagens da mãe, da esposa, do avô e de Chico Mendes

Por Luiz Adriano

21/12/2023 às 18h30 • atualizado em 21/12/2023 às 18h37

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (Progressistas), foi o entrevistado do Interview Personalidades Especial de Fim de Ano na TV Diário do Sertão. Com 34 anos, Lucas é o vice-governador mais jovem do Brasil. Advogado e professor universitário, ele não falou apenas de política e profissão, mas também da sua vida pessoal.

Lucas pode assumir o Governo do Estado em 2026 se o governador João Azevêdo (PSB) se candidatar a senador. Essa possibilidade está sendo ventilada nos bastidores, fato esse que está levantando, inclusive, desconfiança de outros aliados do governador que temem que a família Ribeiro, ao assumir o comando do governo, descarte a aliança com o governador.

Questionado se está preparado para ser governador da Paraíba, Lucas não hesitou em afirmar que sim. “Estou se for a missão. Se for a missão que for me dada, estou pronto, estarei pronto. No momento correto, da forma que for acontecer, estarei pronto.”

“Se for a missão que for me dada, estou pronto, estarei pronto” – Lucas Ribeiro, vice-governador da Paraíba, sobre ser governador

AFASTADO DE BRUNO CUNHA LIMA

Questionado sobre o atual momento da sua relação com o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União), Lucas justificou que após se tornar aliado do governador João Azevêdo, naturalmente se afastou do ex-parceiro político. Mas ele garantiu que quando diz respeito a ter paz, não tem barreiras com ninguém. No entanto, sobre política, o momento é, sim, de afastamento. “Politicamente estamos em lados opostos”, ressaltou.

Contudo, Lucas garante que não tem mágoa do ex-aliado e diz que o período em que foi vice-prefeito de Campina Grande serviu de aprendizado.

“Eu vejo que aquele momento ali foi um momento de adquirir maturidade para hoje estar aqui onde eu estou. Então, sou grato a cada tempo que passei, sou grato a Deus pela oportunidade que tive de estar na Câmara de Vereadores de Campina, na Secretaria de Ciência e Tecnologia e também como vice-prefeito”, destacou.

Lucas Ribeiro é o vice-governador mais jovem do Brasil – Foto: TVDS

DANIELLA PRÉ-CANDIDATA EM CAMPINA

Sobre especulações dos bastidores da política que apontam sua mãe, a senadora Daniella Ribeiro (PSD), como possível pré-candidata a prefeita de Campina Grande, o que uniria as oposições locais, Lucas falou que, de fato, existe esse diálogo, mas garantiu que decisões mais concretas serão tomadas só a partir do próximo ano.

“Internamente nós temos conversado sobre essa possibilidade, mas entendemos que ainda não é o momento de tomar uma decisão em qualquer sentido que seja, […]. Acho que quando a gente entrar agora em 2024, esse debate vai se afunilar e a gente começa a ter uma decisão, a ter um posicionamento mais claro sobre isso”, relatou.

RESPONSABILIDADE DE SER VICE-GOVERNADOR

Sobre a função de vice-governador do Estado, Lucas assegurou que tem assumido “com muita tranquilidade, humildade e compromisso”. Ele disse que tem buscado sempre estar ao lado do governo acompanhando as ações da gestão.

“Sempre disposto a ajudar de qual forma for necessária, seja sugerindo ações, seja representando o governador em missões ou seja mesmo assumindo o governo em um determinado período como aconteceu em julho. Então, assim, tenho feito de tudo um pouco nesse período de um ano.”

Lucas Ribeiro e João Azevedo

VICE ATUANTE

O jovem político rebateu a crítica que muitos fazem em dizer que vice é alguém que não aparece. Ele deu o exemplo do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, apresentando, assim, um papel fundamental na gestão federal.

“Hoje tem sido até quebrada essa ideia de que o vice é apenas uma figura decorativa. A gente vê hoje o exemplo enorme que é o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que é ministro também e assume diversas missões, diversos papéis no governo”, pontuou.

Lucas Ribeiro falou que o governador João Azevêdo abre espaço para ele no governo. “O governador dá essa oportunidade da gente contribuir, da gente sugerir, de participar efetivamente. Não tem nenhum tipo de dificuldade e de problema em estar e participar na gestão, então para mim isso facilita e ajuda bastante para quem, como eu, quer trabalhar”, disse.

VISÃO DA POLÍTICA

Mesmo sendo de uma geração mais nova, Lucas ressalta que características como “palavra, honestidade e ética” requerem que se façam parte do perfil de qualquer que seja o homem.

“Independente da década que seja, não muda muito, e aí cabe a pessoa, cabe a você fazer, decidir por qual caminho você quer percorrer”, enfatizou o vice-governador, que explicou também da necessidade dos eleitores fazerem um ‘filtro’ nos políticos antes de votar.

“A gente não pode generalizar, e a população, de forma geral, tem que assumir também o seu papel em confiar o voto às pessoas que, verdadeiramente, possam fazer um bom trabalho.”

Entrevista exclusiva de fim de ano na TV Diário do Sertão – Foto: TVDS

FAMÍLIA DE POLÍTICOS

Lucas Ribeiro é de uma tradicional família de políticos de Campina Grande. É Filho da senadora Daniella Ribeiro, neto do ex-deputado federal, ex-deputado estadual e ex-prefeito Enivaldo e sobrinho do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP).

O vice-governador ressaltou que sua grande influência para entrar na política veio de seu avô. Ele explicou que não se tratou de imposição, mas apenas de incentivos. Quanto à sua mãe, ele disse que sempre lhe deixou à vontade para decidir qual caminho deveria seguir.

“Talvez nunca imaginasse que ia chegar a uma oportunidade de entrar na política, mas chegou e estamos aqui.”

CARREIRA POLÍTICA

A sua primeira disputa foi para vereador de Campina Grande em 2016, quando obteve 2.877 votos, ficando na 13ª colocação entre os mais votados. Mesmo com a expressiva votação, Lucas ficou na suplência, mas veio a assumir a vaga logo em janeiro de 2017, após conjuntura política.

Depois de mais de 2 anos no cargo de vereador, o jovem político assumiu como secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande, em abril de 2019.

Em 2020, ocupou a vaga de vice-prefeito campinense ao lado do hoje prefeito Bruno Cunha Lima. Em 2022, rompeu com Bruno e foi para a disputa em âmbito estadual e hoje está como vice-governador da Paraíba.

A entrevista foi conduzida por Caliel Conrado – Foto: TVDS

JOÃO PESSOA/CÍCERO LUCENA

Quanto ao prefeito da Capital paraibana, Cícero Lucena (PP), o vice-governador elogiou sua gestão e enfatizou que a parceria Prefeitura-Governo do Estado tem sido de sucesso e tem gerado resultados positivos para a população pessoense.

“Cícero é muito dedicado. Está todo dia na rua entregando ações importantes, sejam elas individuais, só da prefeitura ou também com a parceria com o Governo do Estado. Isso é muito importante a gente registrar, que essa parceria prefeitura e governo tem trazido frutos para a Capital”, pontuou.

Ele citou obras como as dos Parques Cidade, no bairro Aeroclube; Parahyba IV, no Bessa; e o Linear, este último no Valentina. “São ações em toda a cidade e eu vejo uma gestão que tem trazido frutos para João Pessoa”, frisou.

JUDICIÁRIO BRASILEIRO

Um ponto que foi destaque durante a entrevista diz respeito ao Judiciário brasileiro e polêmicas que tem gerado questionamentos no meio político e um certo mal-estar com o Congresso.

Como advogado, ele opinou que cada poder, por mais que tenha o dever de efetuar suas atribuições dentro de sua área de responsabilidade, não impede também de cumprir com “funções atípicas”. Por exemplo, um Executivo pode colocar uma Medida Provisória que depois será discutida no Legislativo, argumentou Lucas Ribeiro.

“O que a gente tem visto, o que tem acontecido, é realmente o chamado ‘ativismo judicial do Judiciário’, mas que também de, certa forma, a gente tem que compreender que ele tem feito isso porque muitas vezes o Legislativo não tem dado as respostas à sociedade, e aí acaba que chega uma discussão que ainda não tem Projeto de Lei ou o Projeto de Lei ainda está lá tramitando, mas o STF precisa decidir sobre esse tema, aí ele vai lá e se posiciona”, explicou.

Lucas Ribeiro em entrevista à TV Diário do Sertão – Foto: TVDS

GOVERNO LULA III

“Está no caminho certo. Eu acho que tem construído uma política econômica equilibrada, buscando trazer equilíbrio fiscal”, opinou Lucas sobre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu 3º mandato.

O vice-governador falou que é natural não conseguir ter êxito 100%. “Não vai conseguir acertar em tudo”, mas comemorou a “volta do diálogo” como uma boa característica do governo. O relacionamento entre o presidente e governadores, Lucas destacou que é crucial para a melhoria da nação. “Eu vejo esse compromisso”, frisou.

“Está no caminho certo. Eu acho que tem construído uma política econômica equilibrada, buscando trazer equilíbrio fiscal” – Lucas Ribeiro sobre o governo Lula

Lucas Ribeiro em Cajazeiras

CAJAZEIRAS

Lucas falou sobre as conquistas de Cajazeiras e lamentou por não ter podido estar no lançamento do voo inaugural da Azul Linhas Aéreas. Ele elogiou a gestão do prefeito José Aldemir (PP) e ressaltou a quantidade de aliados que o governo tem na cidade.

“Fico muito feliz com os avanços que tem acontecido lá em Cajazeiras e ter tantos aliados. [Zé Aldemir] é um gestor aprovado pela cidade e a gente fica feliz em poder ajudá-lo”, enfatizou.

FAMÍLIA

Lucas também falou de seu cuidado com a família e do quanto se dedica à esposa, a também advogada Camila Mariz, com quem é casado há 8 anos, e seus dois filhos, o Daniel, que tem 3 anos, e o José, que completou dois meses de vida. O vice-governador falou que busca ser atencioso e cuidadoso e procura estar próximo, mesmo com a vida corrida que tem.

“Temos que priorizar o que é mais essencial e especial. Se eu chegar lá na frente, daqui a 10 anos, 20 anos, com títulos de fui isso, fui aquilo, e não ter sido um bom pai, não vale a pena, não vale de nada na verdade” – Lucas Ribeiro

Nas horas vagas, diz que procura sempre ficar com a família, brincar e passear com os filhos e esposa. “O que a gente tem feito é isso, aproveitar a família”.

ENIVALDO RIBEIRO, O AVÔ

Com 88 anos de vida, o avô Enivaldo Ribeiro fez uma homenagem ao neto e reforçou a maneira humilde que ele tem se apresentado.

“Falar sobre Lucas Ribeiro, para mim, é uma honra muito grande porque ele está valorizando a si próprio com suas qualidades e a família Ribeiro; valorizando a mãe que é uma grande senadora, o tio que é um grande deputado federal e valorizando a Paraíba, que ele é de Campina Grande. Trabalha por todos sem distinção, é um cara humilde, não tem besteira com ele, trata todos igualmente. A repercussão do trabalho dele tem sido grande por conta da sua humildade, e eu sempre digo; continue assim, continue, mesmo que seja governador, mas continue com esse estilo que você tem, que é admirado por toda a Paraíba”, declarou.

Luca Ribeiro disse que até hoje seu Enivaldo sai todos os dias para as ruas de Campina Grande e sempre procura ajudar as pessoas, mesmo com a idade que tem. Ele enalteceu seu avô e falou do quanto é importante em sua trajetória. “Ele é nosso professor, nossa inspiração, a pessoa que nos ensinou a fazer a colheita do bem, a fazer a política de cuidado com as pessoas, de trabalhar e se doar pelo próximo”, pontuou.

Lucas Ribeiro ao lado da sua mãe, Daniella Ribeiro

MÃE

Mãe de Lucas aos 17 anos, a senadora Daniella Ribeiro deixou o clima da entrevista ainda mais emotivo. Ela falou da relação com seu primogênito e enfatizou as qualidades dele.

Daniela ressaltou que Lucas sempre foi muito responsável, é bastante unido aos irmãos, honra seus pais, sua família, seus avós, sua esposa e filhos.

“Um testemunho de uma mãe que convive e agradece a Deus por ter a honra de ter um filho como você”, relatou emocionada a senadora.

Sobre o mandato de vice-governador, a senadora também elogiou a postura de seu filho. “As pessoas tem lhe conhecido, visto o quanto você é dedicado e você honra seu mandato, você honra as pessoas que votaram em João e em você”, pontuou.

Lucas Ribeiro e sua esposa Camila Mariz

ESPOSA

Camila Mariz, esposa de Lucas, disse que ele foi seu primeiro namorado. Ela falou da união de ambos e testemunhou sobre o caráter de esposo.

“Através da nossa relação, Deus nos deu os maiores presentes que a gente podia sonhar, que são os nossos dois filhos, que são José e Daniel. Para mim, Lucas é esse ser humano que quando a gente olha, é uma referência realmente. Para mim, como eu conheço há muitos anos, é uma referência na vida privada, na vida pessoal, não é só o que o Instagram mostra, não é só o que as pessoas veem, mas é muito mais do que isso”, falou Camila.

Ela acrescentou mais as qualidades do marido. “Sábio quando fala alguma coisa. É uma das pessoas mais disciplinadas e comprometidas que eu conheço. Para mim, Lucas é esse homem de responsabilidade, comprometimento, disciplina. Um marido exemplar, uma figura que a gente só pode agradecer por tê-lo em nossas vidas”, reforçou.

Lucas Ribeiro e Chico Mendes

CHICO MENDES

Quem também fez parte das homenagens foi o deputado estadual Chico Mendes (PSB), pré-candidato a prefeito de Cajazeiras. Ele exaltou a postura de Lucas como vice e seu desempenho em caminhar junto do governador João Azevêdo.

“Tenho a honra de ser seu amigo, mais do que isso, esse dinâmico político paraibano que tem dado respostas e tem acompanhado o governador João Azevêdo nessa trajetória importante de governar a Paraíba”, destacou.

Lucas Ribeiro – vice-governador da Paraíba – Foto: TVDS

SERTÃO

O jovem político agradeceu aos sertanejos pelos resultados nas urnas e disse de seu carinho para com toda a região do Sertão da Paraíba. Lucas se comprometeu em buscar corresponder à atenção depositada nele e no governador João Azevêdo.

“Quero agradecer todo carinho do povo sertanejo que nos abraçou, não apenas no período das eleições. Esse ano estive em diversos lugares do nosso Sertão, por mais de uma vez inclusive, visitando, andando, e foi um prazer enorme estar novamente e poder ter esta oportunidade que estou tendo de trabalhar por vocês, de dar minha contribuição como tenho feito.”

“É um povo tão acolhedor, tão bacana, que a gente respeita. Espero que nesses próximos quatro anos eu possa corresponder a essa confiança que foi depositada nas urnas para mim e para o governador, dando o meu melhor, fazendo o meu trabalho” – Lucas, em mensagem ao povo sertanejo.

Confira o que o vice-governador mais jovem do Brasil respondeu no Jogo de Palavras:

João Pessoa – “Amor”
Sonho – “Sonho”
Se não fosse advogado, professor universitário ou político, seria o quê? “Advogado” (risos)
Tem medo de alguma coisa? “Não”
Se arrepende de algo? “Não”
Um país: “Brasil”
Amor: “Camila”
Ódio: “Não”
Perdoa? “70 vezes 7”
Qual texto bíblico que mais se identifica? “Salmo 126 – ‘Os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão'”
Quem é Lucas Ribeiro? “Lucas é uma pessoa um pouco do que Camila falou, mas tem defeitos como qualquer pessoa, e a gente procura fazer o melhor e ser diferente, ser sal nesse mundo que a gente vive”
Razão ou emoção: “Razão”
Fé: “Jesus”
Um político admirável: “Obama”
Um político não admirável: “Não tenho”
Se pudesse fazer um pedido a Deus e esse pedido fosse concedido, qual seria? “Só tenho a agradecer a Deus com tantas bênçãos que Ele tem me dado, minha família, meus filhos, saúde, e enfim, a oportunidade também de estar vice-governador”, concluiu Lucas Ribeiro.

VEJA A ENTREVISTA COMPLETA

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: