header top bar

section content

Conheça quem são os novos deputados estaduais e federais da Paraíba

Oito pessoas assumem cargo eletivo pela primeira vez. Outros 12 foram eleitos pela primeira vez para o cargo que estão assumindo, mas já passaram por outros cargos.

Por Portal Diário com G1PB

15/10/2018 às 14h37 • atualizado em 15/10/2018 às 14h38

Fachada da Assembleia Legislativa da Paraíba (Foto: Divulgação/Assembleia Legislativa da Paraíba)

As eleições do domingo, 07 de outubro, definiram a nova composição da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e renovou, em 50%, a bancada paraibana de deputados federais na Câmara. Além dos candidatos a deputado federal e estadual que foram reeleitos, nesta eleição oito pessoas estão assumindo pela primeira vez um cargo eletivo e 12 já tiveram cargos eletivos mas assumem um cargo inédito a partir de 2019. Conheça quem são.

Deputados estaduais eleitos
A ALPB conta com 36 deputados estaduais. Destes, 21 candidatos foram reeleitos e 15 novos deputados foram eleitos. Dos 15, sete assumem um cargo eletivo pela primeira vez. São eles:

Cida Ramos (PSB)

Maria Aparecida Ramos de Meneses nasceu em Sapé e é professora do ensino superior. Foi a deputada estadual que teve a votação mais expressiva, com 56.048 votos. Cida Ramos nunca teve cargo eletivo, mas esteve à frente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) por oito anos. Em 2016, foi candidata a prefeita de João Pessoa, mas perdeu no primeiro turno.

Wallber Virgolino (PATRI)

Wallber Virgolino da Silva Ferreira nasceu em Pombal e é servidor público estadual como delegado da Polícia Civil. Foi eleito com 48.053 votos em sua primeira candidatura. Na Paraíba, já ocupou cargos de delegado do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE), corregedor do Detran-PB e secretário de Administração Penitenciária. No Rio Grande do Norte foi secretário de Justiça e Cidadania.

Drª Paula (PP)

Paula Francinete Lacerda Cavalcanti de Almeida nasceu em São José de Piranhas e é médica. Foi eleita com 27.685 votos. Drª Paula nunca teve cargo eletivo, mas esteve à frente da secretaria de Saúde do município de Cajazeiras na gestão do marido dela, José Aldemir Meireles (PP). Em 2008 concorreu como vice-prefeita de Cajazeiras, pelo PSDB, na chapa com Mário Messias Filho, o Marinho, mas não foi eleita. Em 2012, voltou a concorrer no pleito municipal de Cajazeiras como vereadora, também pelo PSDB, mas teve a candidatura considerada inapta pelo TSE.

Dr Taciano Diniz (AVANTE)

Taciano Luis Barbosa Diniz nasceu em Curral Velho e é médico. Foi eleito com 27.278 votos. Dr Taciano nunca teve cargo eletivo, mas faz parte de uma família de ex-vereadores e ex-prefeitos de sua cidade natal. Em 2016, concorreu ao cargo de prefeito da cidade, pelo PR, mas não foi eleito.

Cabo Gilberto Silva (PSL)

Gilberto Gomes da Silva nasceu em Santa Rita e é policial militar na Paraíba. Foi eleito com 23.273 votos. Cabo Gilberto nunca teve cargo eletivo, mas é suplente de vereador em João Pessoa pela coligação PRB/PMN que elegeu três vereadores. Em 2014, concorreu ao cargo de deputado estadual, pelo PROS, mas não foi eleito.

Dr Erico (PPS)

Erico Djan Corte de Alencar nasceu em Caruaru, em Pernambuco, e é médico. Foi eleito com 20.327 votos em sua primeira candidatura. Dr Erico nunca teve cargo eletivo, mas chegou a ser convidado para assumir a secretaria de Saúde de Patos na gestão de Dinaldinho, mas desistiu de assumir o cargo. Erico Djan é ex-diretor do Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos.

Moacir Rodrigues (PSL)

Moacir Barbosa da Veiga Filho nasceu em Campina Grande e é servidor público estadual lotado na UEPB. Foi eleito com 18.463 votos. Moacir Rodrigues nunca teve cargo eletivo, mas é irmão do prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues (PSDB) e já atuou como secretário executivo da Interiorização da Ação do governo da Paraíba e presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). Em 2008 foi candidato a vereador de Campina Grande pelo PSDB, mas renunciou à candidatura antes do pleito.

Além dos candidatos acima, oito novos deputados estaduais eleitos já ocuparam outros cargos eletivos em gestões anteriores. São eles:

Hervazio Bezerra (PSB), que já foi vereador de João Pessoa pelo PSDB e é atual suplente de deputado estadual;

Anderson Monteiro (PSC), que já foi prefeito de Esperança pelo PSC;

Pollyana Dutra (PSB), que já foi prefeita de Pombal pelo PT, por duas vezes;

Felipe Leitão (PATRI), que já foi vereador de João Pessoa duas vezes, pelo PRP e pelo PP;

Junior Araujo (AVANTE), que foi vice-prefeito de Cajazeiras pelo PDT, na chapa com Doutora Denise (PSB);

Eduardo Carneiro (PRTB), que é vereador de João Pessoa;

Chió (REDE), que foi prefeito de Remígio pelo PSB, por duas vezes.

A nova composição da ALPB também conta com os seguintes deputados estaduais reeleitos:

Adriano Galdino (PSB)
Ricardo Barbosa (PSB)
Estela Bezerra (PSB)
Doda de Tião (PTB)
Manoel Ludgério (PSD)
João Gonçalves (PODE)
João Henrique (PSDB)
Edmilson Soares (PODE)
Nabor (PRB)
Branco Mendes (PODE)
Wilson Filho (PTB)
Jeová (PSB)
Inácio Falcão (PCdoB)
Camila Toscano (PSDB)
Buba Germano (PSB)
Tião Gomes (AVANTE)
Caio Roberto (PR)
Genival Matias (AVANTE)
Galego de Souza (PP)
Tovar (PSDB)
Raniery Paulino (MDB)

Fonte: Portal Diário com G1PB - https://g1.globo.com/pb/paraiba/eleicoes/2018/noticia/2018/10/09/conheca-quem-sao-os-novos-deputados-estaduais-e-federais-da-paraiba.ghtml

Recomendado pelo Google: