header top bar

section content

Período de chuva requer atenção especial para prevenir acidentes com eletricidade

Para evitar acidentes envolvendo energia elétrica em dias chuvosos, é possível se proteger com hábitos simples.

Por Portal Diário com Energisa

27/02/2020 às 10h55

Confira as dicas de segurança para os dias de chuva

Todo mundo sabe que água e eletricidade não combinam. Por isso, em dias chuvosos é preciso redobrar os cuidados, pois a água é um condutor natural de energia elétrica e, em contato com a eletricidade, pode causar choques e outros acidentes. Além disso, as chuvas muitas vezes vêm acompanhadas de ventos fortes e raios, que podem inclusive danificar a rede de energia. De acordo com a Energisa, em 2019, houve o registro de 9.320 ocorrências causadas por conta de chuva. Apenas entre janeiro e 13 de fevereiro de 2020, o número de ocorrências com chuvas na Paraíba foi de 1.229.

Para evitar acidentes envolvendo energia elétrica em dias chuvosos, é possível se proteger com hábitos simples. Ter mais atenção garante segurança para você e sua família. Pensando nisso, confira as dicas da Energisa para períodos de chuva.

Precauções em áreas externas
Quando estiver na rua, fique atento para não pisar em fios caídos. Evite encostar em grades, principalmente durante eventos abertos, como shows. Ficar em lugares descampados ou embaixo de árvores na chuva também é perigoso por conta do risco de descargas elétricas naturais, como raios. Se observar algum galho ou árvore arremessada na rede elétrica, não chegue perto e ligue para Energisa imediatamente.

Verifique as instalações elétricas
É importante verificar as instalações elétricas internas com regularidade. Qualquer desgaste nos fios e tomadas pode desencadear acidentes. O ideal é contratar um profissional para checar se há fios expostos, desencapados, danificados ou com emendas. As caixas, quadros, antenas e interruptores também precisam ser verificados para evitar mau contato e choques.

E para quem tem crianças em casa, a atenção tem que ser redobrada, pois elas não têm a maturidade para manusear corretamente, com os devidos cuidados. O ideal é instalar protetores nas tomadas e não as deixar ligar ou desligar aparelhos.

Cuidado com aparelhos
Evite manusear aparelhos elétricos com as mãos molhadas ou pés descalços, prevenindo o risco de choque. Ao retirar eletrônicos da tomada, não toque em partes metálicas. Essas dicas são válidas para qualquer período do ano, mas, quando está chovendo, os cuidados devem ser redobrados.

Além disso, aparelhos eletrônicos sensíveis estão mais propensos a serem danificados em períodos chuvosos, por conta de uma possível instabilidade na rede elétrica provocada por condições climáticas não esperadas. O ideal é desligar e retirar da tomada computadores, por exemplo, e demais eletrônicos.

Medidas de emergência
Se estiver chovendo muito e a casa estiver alagando, desligue imediatamente o disjuntor. Em caso de curto-circuito, contate um eletricista. E, se houver princípio de incêndio, não tente apagar com água, já que o líquido é um condutor elétrico. Por isso, o recomendado é desligar a energia e ligar para o Corpo de Bombeiros.

A Energisa se preocupa com a sua segurança. Por isso, está sempre à disposição para orientar e tirar suas dúvidas, de modo a evitar acidentes e perdas materiais. Se houver algum problema na sua rede elétrica, ligue gratuitamente para 0800 083 0196. Você também pode entrar em contato pelo aplicativo Energisa On, disponível para smartphone, ou acessar o site https://energisa.com.br/.

Recomendado pelo Google: