header top bar

section content

Equipamentos para teste do pezinho ampliado na PB serão instalados no final de abril, diz Jeová Campos

Atualmente, o teste do pezinho disponibilizado na rede pública diagnostica apenas seis doenças e com a ampliação ele poderá identificar até 30 patologias.

Por Assessoria

20/04/2021 às 18h06

(Foto: Site do Senado Federal).

Já faz mais de um ano que a proposta de implantação do Teste do Pezinho Ampliado, que vai possibilitar que o filho do pobre paraibano tenha as mesmas condições que os filhos dos ricos de identificar doenças de forma precoce, ao nascer, foi aprovado pela ALPB e sancionado pelo governador João Azevêdo, tornando-se a Lei Nº 11566. Mas, agora a ação está mais perto de ser operacionalizada. Segundo o deputado Jeová Campos (PSB), autor da propositura, os equipamentos necessários para realização dos testes começam a ser implantados no final deste mês e os treinamentos das equipes responsáveis pela instrumentalização dos testes começam no próximo dia 26.

“A demora na implantação dos testes se deveu a uma série de fatores, que passa pela aquisição dos kits, do treinamento de pessoal, da logística de realização do exame, dos equipamentos necessários para a realização dos mesmos, mas, estamos perto de tornar tudo isso realidade aqui na Paraíba, que será o primeiro estado do Nordeste a dispor desse tipo de testagem na rede pública de saúde”, disse o parlamentar, destacando o compromisso da equipe da Secretaria Estadual de Saúde, nas pessoas do secretário, Dr. Geraldo Medeiros, de Renata e do secretário executivo, Daniel Beltrami que mesmo em meio a toda essa pandemia do Covid tocaram, em paralelo, esse projeto de grande relevância que é o do Teste do Pezinho Ampliado.

VEJA TAMBÉM

Jeová Campos pede intensificação de policiamento na zona rural do município de Cachoeira dos Índios

Deputado estadual, Jeová Campos (PSB).

Ainda segundo o parlamentar, a expectativa é que o teste já comece a ser realizado a partir de maio, assim que acabar o treinamento da equipe que será responsável pela realização dos mesmos e a instalação dos equipamentos. Atualmente, o teste do pezinho disponibilizado na rede pública diagnostica apenas seis doenças e com a ampliação ele poderá identificar até 30 patologias. “Estou muito feliz e com uma imensa expectativa de poder ver esse teste sendo realizado em nossos bebês”, destacou Jeová, lembrando que a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, lhe disse que inspirada na iniciativa dele, pensa em implantar no estado vizinho o teste ampliado.

Patologias

O teste do pezinho ampliado vai tornar possível o diagnóstico precoce das seguintes patologias: Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, Hipertireoidismo congênito, Hiperplasia Adrenal, Galactosemia, Deficiência de Biotinidase, Toxoplasmose Congênita, Deficiência de G6PD, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e outras Hemonoglobinopatias e Leucinos. No Distrito Federal, que hoje é referência em Teste do Pezinho Ampliado são feitas, em média, 400 novas consultas de primeira vez no Centro de Referência de Doenças Raras da Secretaria de Saúde.

PORTAL DIÁRIO

LEMBRANÇAS E ESPERANÇA

VÍDEO: Componentes de tradicional quadrilha junina do CE falam da saudade e do amor pelas festas juninas

CARA NOVA

VÍDEO: Programa Balanço Esportivo da TV Sul Cariri faz estreia de novo apresentador em tom de empolgação

ESPERANÇA

VÍDEO: Mãe e filhos que conviviam com ratos na Zona Sul de Cajazeiras ganham comida e móveis novos

DESAPARECIDO

VÍDEO: Indícios apontam que corpo encontrado em Cajazeiras pode ser de mototaxista do CE, diz delegado

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!