header top bar

section content

Governador determina plano de estratégia para repatriar 16 paraibanos que estão na Ucrânia

O Itamaraty lidera operação em contato direto com autoridades da estação central de trens de Kiev, com autoridades locais em Chernivtsi (Ucrânia) e com as autoridades migratórias romenas

Por Portal Diário com Secom-PB

27/02/2022 às 18h25 • atualizado em 27/02/2022 às 18h27

Imagem reproduzida da internet de uma explosão provocada pelos russos na capital da Ucrânia, Kiev

Na última sexta-feira(25), o governador do estado da Paraíba João Azevedo, determinou que a Secretaria de Representações executasse o plano de estratégia para repatriar paraibanos que estão na Ucrânia.

Na tarde deste domingo (27), em reunião com a embaixada da Ucrânia no Brasil, o Itamaraty confirmou que a força aérea Brasileira disponibilizou dois aviões para que possa repatriar os Brasileiros, sendo 16 paraibanos e mais de 400 Brasileiros entre professores, jornalistas, jogadores de futebol, empresários, funcionários na área de tecnologia e profissionais liberais.

VEJA TAMBÉM

Mísseis russos atingem Kiev; presidente pede ajuda

“Segundo orientação do governador João Azevedo estamos em contato permanentemente com os setores consulares do Brasil na Ucrânia, e a embaixada da Ucrânia do Brasil”, disse o Sec Adauto Fernandes.

Essa tratativa deu por início nesta sexta-feira(26), entre a embaixada da Ucrânia do Brasil e o Itamarati, afirmaram que a qualquer momento irão divulgar o plano estratégico para repatriar esses paraibanos e brasileiros que lá estão, boa parte já está na divisa com a Romênia.

“A quantidade correta dos paraibanos vamos saber antes da decolagem dos dois aviões da força aérea brasileira, alguns casos já estão na divisa da Ucrânia com a Romênia. As informações a respeito da quantidade de paraibanos estão sendo preservaras por segurança pois o objetivo é que todos os brasileiros sejam repatriados com tranquilidade”, esclareceu Adauto.

O Itamaraty lidera operação em contato direto com autoridades da estação central de trens de Kiev, com autoridades locais em Chernivtsi (Ucrânia) e com as autoridades migratórias romenas.

A Embaixada do Brasil também enviou missão à fronteira. Nos próximos dias (ou horas), de acordo com interesse desse grupo em retornar ao Brasil. Já houve confirmação de que outros brasileiros, acompanhados de outros cidadãos latino-americanos, cruzaram o mesmo ponto da fronteira hoje pela manhã e estão a caminho da capital romana.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: