header top bar

section content

Wilson Filho apresenta projeto que inclui temática da preservação do mar nas escolas da Paraíba

O intuito do projeto é incluir nos componentes curriculares ações para promover os temas, princípios e conceitos que despertem para a importância do oceano no equilíbrio ambiental

Por Portal Diário com Assessoria

10/03/2022 às 17h49

o deputado recebeu o capitão dos Portos da Paraíba, Erijansen Marciel, e o presidente da Sociedade de Amigos da Marinha (SOAMAR_PB), Marcos Souto Maior. (Foto: divulgação).

Em uma ação inédita no Brasil, o deputado estadual Wilson Filho apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba, um Projeto de Lei que estabelece a “Cultura Oceânica” nas escolas públicas e privadas de todo o Estado. Na manhã desta quarta-feira (09), o deputado recebeu o capitão dos Portos da Paraíba, Erijansen Marciel, e o presidente da Sociedade de Amigos da Marinha (SOAMAR_PB), Marcos Souto Maior.

O intuito do projeto é incluir nos componentes curriculares ações para promover os temas, princípios e conceitos que despertem para a importância do oceano no equilíbrio ambiental, já que 71% do planeta é coberto pelo oceano. O planejamento pedagógico deverá abranger desde a educação infantil até o ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

VEJA TAMBÉM

Wilson Filho comemora inclusão da estrada entre Uiraúna e Vieirópolis em novo plano de obras do governo

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado Wilson Filho destacou que a Paraíba será pioneiro na inclusão da temática da preservação dos oceanos nos componentes curriculares. “Acredito que o projeto será aprovado e seremos o primeiro Estado a adotar essa prática nas escolas, contribuindo para a criação de uma rede de pessoas preocupadas e interessadas na preservação dos oceanos, mediante o conhecimento da situação”, ressaltou Wilson Filho.

O capitão dos Portos da Paraíba, Erijansen Marciel, defendeu a importância junto aos deputados estaduais. “É no oceano onde temos as maiores riquezas naturais e sua preservação é essencial para o equilíbrio ambiental do planeta. Precisamos conscientizar toda a sociedade sobre a importância de preservarmos as espécies marinhas e a inserção dessa temática nas escolas é o melhor caminho”, argumentou.

O presidente da Sociedade de Amigos da Marinha (SOAMAR_PB), Marcos Souto Maior, defendeu que a cultura oceânica deve ser tratada como projeto de governo. “Na educação das crianças e adolescentes é que deve ser fortalecida a preservação e o conhecimento dessa cultura. Agradecemos ao deputado Wilson Filho por ter abraçado esse projeto pioneiro. A Paraíba, mais uma vez, segue ajudando aos cidadãos e à Marinha do Brasil”, disse Marcos Souto Maior.

Princípios

Criado nos Estados Unidos, o movimento se expandiu pela Europa, Irlanda e veio para o Brasil e outros países. A cultura oceânica conta com sete princípios essenciais. O primeiro é que a Terra tem um oceano global e muito diverso. O segundo diz que o oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra. O terceiro, de que o oceano exerce uma influência importante no clima.

O quarto, de que o oceano permite que a Terra seja habitável. O quinto diz que o oceano suporta uma imensa diversidade de vida e ecossistemas. O sexto afirma que o oceano e a humanidade estão fortemente interligados dentro de um sistema sócio ecológico e, por último, que há muito por descobrir e explorar do oceano.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: